Fórum Europeu dos Museus começa hoje e anuncia premiados no sábado

O Fórum Europeu dos Museus começa hoje, em Varsóvia, na Polónia, onde irá debater questões ligadas ao setor e anunciar, no sábado, os galardões do Prémio Museu Europeu do Ano 2018, ao qual são finalistas dois museus portugueses.

Automóveis elétricos no Museu dos Coches é forma de sensibilizar

© Wikimedia Commons

Lusa
09/05/2018 06:12 ‧ 09/05/2018 por Lusa

Cultura

Museu

O Museu Nacional dos Coches, em Lisboa, e o Museu Nacional Ferroviário, no Entroncamento, são as instituições portuguesas incluídas na lista dos 40 finalistas, candidatos ao Prémio Museu Europeu do Ano 2018.

Criado pelo Conselho da Europa, o Fórum Europeu dos Museus atribui o Prémio Museu Europeu do Ano ('European Museum of the Year Award' ou EMYA, na sigla original) desde 1977, ano da sua fundação.

O Prémio Museu Europeu do Ano 2017 foi atribuído, em maio passado, ao Museu de Etnografia de Genebra, na Suíça, e o Museu de Leiria venceu o Prémio The Silletto, outro dos galardões do conjunto atribuído anualmente pelo EMF.

Na área da museologia, o Prémio Museu Europeu do Ano é o principal e o mais antigo dos galardões atribuídos pelo EMF e também o mais prestigiado na Europa, criado para reconhecer a excelência no setor museológico europeia e promover processos inovadores.

Localizado em Belém, o Museu Nacional dos Coches é o mais visitado em Portugal e recebeu novas instalações em 2015, embora o original, instalado no Picadeiro Real, datado de 1904 e criado pela rainha D. Amélia, continue a funcionar.

O museu possui uma coleção de coches e outras viaturas antigas considerada única no mundo dentro do género, percorrendo a evolução técnica dos transportes de tração animal, e a variada arte decorativa e ornamentação das viaturas.

Quanto ao Museu Nacional Ferroviário, que conta a história do caminho-de-ferro em Portugal, está inserido no complexo ferroviário da cidade, no distrito de Santarém, e envolve uma área de 4,5 hectares, com 19 linhas ferroviárias.

Gerido pela Fundação Museu Nacional Ferroviário Armando Ginestal Machado, o museu reúne uma coleção com 36.000 objetos, que apresentam os primórdios da locomotiva a vapor ao transporte ferroviário atual e do futuro.

Entre os 40 finalistas ao EMYA estão o Azerbaijan Carpet Museum, em Baku (Azerbeijão), o War Childhood Museum, em Sarajevo (Bosnia e Herzegovina), o Estonian National Museum, em Tartu (Estónia), o Helsinki City Museum (Finlândia), o Lascaux - International Centre for Cave Art, em Dordogne (França), o Money Museum Deutsche Bundesbank, em Frankfurt (Alemanha).

 

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas