Durante sete meses, o navio veleiro "Cisne Branco" -- que exerce funções diplomáticas e de representação do Brasil em eventos náuticos - está a realizar a "Comissão Europa 2013", participando em regatas e ações de estreitamento dos laços de amizade com os países visitados e suas respetivas marinhas.
O navio partiu a 27 de março da Base Naval do Rio de Janeiro.
O "Cisne Branco", além de passar por Natal e Recife, vai visitar durante a sua jornada os portos de Las Palmas, Barcelona e Tenerife, em Espanha, Hamburgo e Rostock, na Alemanha, Dublin, na Irlanda, Antuérpia, na Bélgica, Rouen, na França, Den Helder, na Holanda, Oslo, na Noruega, Aarhus, na Dinamarca, Helsínquia, na Finlândia, Riga, na Letónia, Szcezcin, na Polónia, Cagliari e Civitavecchia, na Itália, e o porto de Lisboa.
O "Cisne Branco" participa ainda nos eventos do 823.º aniversário do Porto de Hamburgo, no 525.º Aniversário da Marinha Real Holandesa, na regata "Tall Ships Races", na 23.ª "Hanse Sail Rostock", no 6.º Festival "Mediterrâneo e Veleiros", e na 3.ª Regata "Tall Ships Mediterranean", entre outros eventos.
O navio foi encomendado pela Marinha brasileira para as comemorações dos 500 anos do Descobrimento do Brasil.
O "Cisne Branco" foi construído no estaleiro Damen Shipyard, em Amsterdão, e foi lançado ao mar a 04 de agosto de 1999.
A embarcação foi entregue a 04 de fevereiro de 2000 e incorporado na Marinha brasileira a 09 de março de 2000, no dia da largada da Regata Internacional Comemorativa dos 500 Anos dos Descobrimentos, em Lisboa, e mesmo dia da partida da armada de Pedro Álvares Cabral.
O veleiro percorreu a rota de Pedro Álvares Cabral e aportou ao Brasil na mesma data do navegador português (a 22 de abril), participando em todas as celebrações na costa brasileira.
A entrada para visitar o navio "Cisne Branco" em Lisboa é gratuita.