Meteorologia

  • 30 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 11º MÁX 19º
Imobiliário Habitação Certificado energético: Saiba mais s...

Certificado energético: Saiba mais sobre este documento

Sabe qual o objetivo do certificado energético e o porquê da obrigatoriedade deste documento em escrituras ou contratos de arrendamento? Fique a saber, neste artigo.

Certificado energético: Saiba mais sobre este documento

Se vai vender ou arrendar a sua casa, conte com a ajuda dos agentes imobiliários da Casa no Minuto para tratar de toda a reunião de documentos e burocracia. Para saber tudo sobre o certificado energético, passamos a explicar abaixo. 

Que informações contém o certificado energético de um imóvel? 

O certificado energético é um documento obrigatório na venda ou arrendamento de um imóvel, em edifícios novos ou antigos. Cabe ao proprietário ou agente imobiliário tratar e apresentar este documento, no momento em que é assinada uma escritura ou contrato de arrendamento. 

As informações que o certificado energético emite estão relacionadas com a classe energética do imóvel. O documento determina qual a eficiência energética do mesmo, de A+ (muito eficiente) a F (pouco eficiente), avaliação esta que é efetuada por peritos qualificados pertencentes à Agência para a Energia (ADENE), entidade gestora do sistema de certificação energética de edifícios (SCE).

Então, no certificado pode ler informações sobre a construção do imóvel e consumos energéticos relacionados ao aquecimento e arrefecimento da casa, e produção de águas quentes sanitárias. Além disso, engloba medidas de melhoria para reduzir o consumo, tais como instalar vidros duplos, reforçar o isolamento ou colocar equipamentos mais eficientes energeticamente. 

O desempenho energético é determinado comparando valores de um edifício de referência semelhante, podendo não corresponder 100% à realidade. Mas, assim, é feita uma comparação entre edifícios da mesma categoria, para chegar à avaliação energética o mais realista possível. 

Como fazer o pedido do certificado energético? 

Para fazer o pedido do certificado energético deve recorrer aos peritos qualificados da sua localização. Na área de residência do imóvel em causa, através do site Certificar é valorizar, deve conferir quais os avaliadores disponíveis para determinar a eficiência energética da sua casa e emitir o certificado. 

Deve ter em conta que o custo da avaliação pode depender de fatores como: o perito que avalia, o tipo de imóvel e onde se localiza. Por isso, é importante pedir orçamentos a diferentes peritos. 

É possível aceder aos cálculos que o perito faz no portal do Sistema de Certificação Energética, mas antes de ser emitido o certificado, pode requerer uma versão prévia. 
 
Quanto custa o certificado? 

Em média, em Portugal, o custo de um certificado energético está entre 37 euros e 2.372 euros, sendo que o valor final depende dos fatores referidos acima.  

As propostas são personalizadas de acordo com as suas necessidades, tendo depois de comparar e decidir por qual optar. 

Do que preciso para fazer o pedido? 

Para fazer o pedido do certificado energético é necessário ter na sua posse e apresentar certos documentos relativos ao imóvel, como: 

  • Cópia planta;
  • Caderneta predial urbana;
  • Certidão de registo na conservatória;
  • Ficha técnica de habitação. 

Depois da visita do perito avaliador ao imóvel, que reúne toda a informação relativa à eficiência energética do mesmo, o certificado é emitido dentro de dois a três dias

Qual a validade do documento? 

A validade do certificado energético depende do edifício para que é dirigido. Ou seja, se for um edifício de habitação ou pequeno edifício de comércio e serviços, o documento tem um prazo de validade de 10 anos; mas se for um grande edifício de comércio e serviços, tem apenas uma validade de 8 anos. 

É para avançar com o processo? Podemos ajudar... contacte a Casa no Minuto e deixe toda a papelada na mão dos profissionais. Coloque de lado a burocracia e venda ou arrende o seu imóvel sem desafios. 

Campo obrigatório