Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 16º MÁX 25º
Lar Conselhos Natural ou artificial: O que fazer n...

Natural ou artificial: O que fazer no fim de vida da árvore de Natal?

Afinal, onde deve colocá-la? Fique a par do esclarecimento da DECO Proteste.

Natural ou artificial: O que fazer no fim de vida da árvore de Natal?

Seja uma planta natural ou artificial, mais tarde ou mais cedo a árvore de Natal vai chegar ao fim de vida e é importante saber o que fazer com ela quando isso acontecer. Afinal, onde deve colocá-la? 

Pinheiro de Natal

"Quando desmontar o pinheiro de Natal, pode dar várias soluções à árvore. Caso tenha um terreno e o pinheiro esteja num vaso, pode plantá-lo. Caso não tenha vaso, então pode aproveitar a madeira como biomassa e colocá-la na lareira ou, caso não tenha lareira, pode entregar num ecocentro", revela o portal de sustentabilidade da DECO Proteste

Árvore artificial

"Caso ainda esteja em boas condições, pode tentar vendê-la no mercado de segunda mão. Se não for possível ou não tiver esse interesse, procure doar a familiares, amigos ou a instituições de caridade que recebam este tipo de produtos", diz a DECO.

Por outro lado, "caso a árvore já não se encontre em boas condições, deverá ser colocada no lixo indiferenciado. Apesar de ser em plástico e metal, dois materiais recicláveis, a verdade é que não é uma embalagem e, como tal, não pode ser colocada no ecoponto". 

Leia Também: Depois do Natal, o que fazer ao lixo que ficou por casa?

Campo obrigatório