Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º
"Abuso". Há imobiliárias a pedir dec...

"Abuso". Há imobiliárias a pedir declarações de IRS só para visitar casas

Associações do setor mostram-se contra estas práticas, que admitem ser abusivas.

"Abuso". Há imobiliárias a pedir declarações de IRS só para visitar casas

Arrendar casa é uma tarefa difícil, em particular nas grandes cidades, e há imobiliárias que estão a pedir declarações de IRS (só) para permitir que os possíveis inquilinos visitem os imóveis. A notícia é avançada pelo Jornal de Notícias (JN), esta sexta-feira, dando conta que as associações do setor mostram-se contra estas práticas, que admitem ser abusivas.

O Notícias ao Minuto questionou fonte oficial do Ministério das Infraestruturas e Habitação sobre se o Governo tem conhecimento desta questão e como é que vê esta iniciativa por parte das imobiliárias, mas até ao momento não foi possível obter uma resposta. 

Contudo, e segundo o mesmo jornal, além de declarações do IRS são também pedidas cartas de apresentação, recibos de vencimento, contratos de trabalho e entre outros documentos.

Este tipo de práticas "tem vindo a ser usual", admitiu António Machado, secretário-geral da Associação dos Inquilinos Lisbonenses (AIL), ao JN, considerando que "é um abuso de poder e chega a ser indecoroso". "O Governo sabe, mas é cúmplice. Estas práticas deviam envergonhar qualquer um", rematou António Machado. 

Por seu turno, a Associação dos Profissionais e Empresas de Mediação Imobiliária de Portugal (APEMIP) também tem conhecimento deste tipo de iniciativas, mas diz que não se trata de uma "prática generalizada".

"Percebo que se faça uma análise prévia para conhecer melhor o possível inquilino. E, se for para celebrar contrato, é normal que se procure saber a fiabilidade financeira do mesmo e a capacidade para arrendar aquele imóvel. Para visitar casas não faz sentido. Parece-me abusivo que estabeleçam essas condicionantes", referiu o presidente da APEMIP, Paulo Caiado, também em declarações ao JN. 

Leia Também: Preço das casas pode estabilizar em 2023 mas é afastado cenário de queda

Campo obrigatório