Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º
Lar Conselhos Dos presentes à energia, 12 ideias p...

Dos presentes à energia, 12 ideias para um Natal mais sustentável

Fique a par de 12 ideias "fáceis de implementar e que poderão fazer a diferença".

Dos presentes à energia, 12 ideias para um Natal mais sustentável
Notícias ao Minuto

10:25 - 21/12/22 por Notícias ao Minuto 

Casa Natal

Se procura ter um Natal mais sustentável este ano, chegou ao artigo certo. O Portal da Construção Sustentável enumerou, em comunicado enviado ao Casa ao Minuto, 12 ideias "fáceis de implementar e que poderão fazer a diferença, se aplicadas pelas famílias portuguesas".

PRESENTES 

1. Qualidade e não quantidade

"Ao dar um presente, pense na qualidade e não quantidade. Muitas pessoas nesta época admitem ter recebido presentes que não queriam e que nem lhes faziam falta. É melhor dar menos, mas útil, reduzindo as hipóteses de serem presentes desperdiçados, além disso, é melhor para a sua carteira e para o ambiente." 

2. Materiais mais sustentáveis 

"Esteja atento aos materiais com que são fabricados os presentes que pretende oferecer. Tenha em mente a sustentabilidade. Garanta que os presentes em madeira e papel são feitos de materiais reciclados ou certificados. Evite artigos plásticos únicos que não possam ser reciclados. Por exemplo, a compra de artigos em segunda mão, são uma boa opção. Roupas vintage e mobiliário doméstico, podem ser bons presentes." 

3. Não aos presentes físicos

"Um ótimo presente de Natal pode ser oferecer uma experiência aos seus entes queridos. Um bilhete para uma exposição, teatro, espetáculo, concerto ou até cinema. Vai reduzir a procura de recursos físicos e a pegada natalícia. Pode também oferecer uma reserva num restaurante ou dar um cartão de oferta, para que a pessoa o gaste no que realmente lhe faz falta." 

4. Embrulhos reciclados 

"Hoje em dia as lojas optam por não fazer embrulhos de Natal, e bem. Faça-os você mesmo, utilizando papel reciclado ou reutilizando embalagens anteriores. Evite o plástico sempre que possível e não se esqueça dos sacos reutilizáveis, quando levar as suas compras para casa." 

5. Ajudar uma ONG 

"Pode também dar um presente para um futuro melhor: se ainda não sabe o que oferecer - porque não apoiar o trabalho de uma ONG de ambiente, ou ajuda de sem abrigos ou de animais, por exemplo. Um donativo a uma destas organizações é um presente a pensar no bem comum: o nosso planeta." 

CEIA  

6. Não ao desperdício alimentar 

"Sabia que a produção alimentar é a maior causa do avanço da desflorestação? Tente cortar qualquer desperdício planeando com antecedência as refeições - seja realista quanto à quantidade de alimentos de que precisa e utilize os restos. A típica “roupa velha” cozinhada com as sobras do jantar de Natal é uma ótima refeição! Faça os doces típicos de Natal, apresentando-os em pratos individuais e não em travessas. Sabendo que cada um come apenas um pouco de cada doce, um prato será suficiente!" 

7. Marcas sustentáveis

"Conheça as marcas mais sustentáveis. Ao comprar comida, procure produtos portugueses com certificações de sustentabilidade. Torne o seu cesto de compras mais sustentável, comprando produtos sazonais produzidos localmente. Ao fazê-lo, reduz a energia gasta no cultivo de alimentos fora da estação do ano ou na importação de alimentos para Portugal." 

8. Toalha de mesa durável 

"Evite toalhas de mesa e guardanapos descartáveis. Em vez disso, utilize versões de material que tenham um ciclo de vida mais longo, as toalhas em tecido que já as nossas avós usavam são as ideais." 

9. Privilegiar os vegetais 

"Comer mais refeições à base de vegetais é bom para o Homem e para o planeta. Sabemos que a produção animal está na base das maiores emissões de gases com efeito de estufa. Neste Natal não esqueça os vegetais e adicione-os às refeições." 

POUPE ÁGUA E ENERGIA 

10. Controle o consumo de água 

"Ao preparar a ceia de Natal, como de resto em todos os dias, tenha atenção ao gasto de água. Opte por lavar os legumes de uma só vez, num recipiente ou no lava-loiça com água, tendo o cuidado de não ter a torneira aberta com água a correr. No final da refeição utilize preferencialmente a máquina da loiça, nem que para tal tenha de fazer mais do que uma máquina. A lavagem de loiça à mão tem um gasto bastante superior de água." 

11. Poupe energia em climatização 

"Tente “inutilizar” divisões que não são necessárias nesta época. Climatize apenas a sala onde se faz a ceia e os quartos de dormir. Todas as restantes divisões não necessitam estar climatizadas, se não as vai utilizar. E opte sempre por sistemas de climatização menos poluentes. Se tem lareira, utilize-a. Se tem outros equipamentos controle os níveis de climatização, para que sejam mais eficientes." 

12. Luzes e árvores de Natal 

"Use luzes LED na árvore de Natal, elas consomem menos energia e duram mais tempo. Escolha aquelas que só estão acesas durante um período, desligando-se automaticamente durante a noite ou a manhã.E se comprar uma árvore de Natal de plástico, certifique-se de que a vai reutilizar pelo menos 10 anos. Caso contrário, será melhor optar por uma árvore viva de uma floresta sustentável. Esclareça como a poderá eliminar, pois pode eventualmente ser replantada. Se não o fizer aproveite as aparas de madeira para aquecimento.

E para terminar, uma última dica, volte a ligar-se à natureza. A época festiva convida a um passeio com os amigos ou a família. Tente fazer de uma das suas atividades festivas, um passeio pelo parque com quem mais gosta!"

Leia Também: Afinal, quem faz parte do agregado familiar? AT esclarece

Campo obrigatório