Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º
Imobiliário Habitação Habitação? Secretária de Estado pede...

Habitação? Secretária de Estado pede que não se "goze" com debate

A IL considerou hoje que o PCP teve "criatividade" para criar um parque habitacional público através de uma das propostas apresentadas, levando a secretária de Estado da Habitação a pedir que não se "goze" com o debate sobre o tema.

Habitação? Secretária de Estado pede que não se "goze" com debate
Notícias ao Minuto

12:59 - 23/11/22 por Lusa

Casa OE2023:

No debate em plenário esta manhã sobre a proposta do PCP avocada que prevê um regime especial de habitação de famílias com crédito à habitação, o deputado da IL Carlos Guimarães Pinto deu os "parabéns" ao partido "pela criatividade da proposta", que considerou ser "uma excelente forma de pela porta do cavalo criar um parque habitacional público".

A intervenção do parlamentar da IL surgiu após a líder parlamentar do PCP Paula Santos ter defendido que existe "a oportunidade de emendar a mão e de adotar soluções" para "evitar que as famílias entrem em incumprimento e para salvaguardar que nenhuma família fica sem a sua casa, face ao acelerado aumento das taxas Euribor, que tudo indica que continuarão a aumentar, num momento em que os salários e as pensões perdem poder de compra todos os dias".

O PCP desafiou o PS e os partidos à direita a "enfrentar os interesses da banca e proteger as famílias".

O debate levou a secretária de Estado da Habitação, Marina Gonçalves, a responder à Iniciativa Liberal, pedindo que não saia do debate "para brincarmos com um tema que é serio", que é o de "garantir que ninguém fica privado da sua habitação no crédito habitação".

"Em vez de estarmos a descurar aquilo que é um importante instrumento de parque habitacional público, é importante que possamos ver quais são os instrumentos [para apoiar as famílias] e não gozemos com um debate tão importante".

A governante sublinhou que, no que toca a medidas sobre o apoio às famílias, o Governo "aprovou medidas e são essas que vamos concretizar para garantir o credito habitação".

Leia Também: Alimentos que ajudam a deixar de ter 'memória de peixe'

Campo obrigatório