Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 12º MÁX 17º
Lar Conselhos Quatro dicas para 'travar' a humidad...

Quatro dicas para 'travar' a humidade em casa (e qual é o nível ideal)

Nem em excesso, nem em níveis muito baixos: saiba qual a humidade relativa do ar ideal.

Quatro dicas para 'travar' a humidade em casa (e qual é o nível ideal)
Notícias ao Minuto

10:36 - 21/10/22 por Notícias ao Minuto 

Casa Humidade

A falta de humidade ou a humidade em excesso pode "danificar materiais ou causar problemas de saúde", explica a DECO Proteste, que acrescenta que é essencial manter um "nível certo" nas habitações. Afinal, qual é o ideal? 

"Com a chegada do tempo frio e chuvoso, as casas tendem a apresentar, de forma mais visível, os problemas causados pela humidade fora dos níveis ideais. Em excesso, a humidade é desconfortável, além de favorecer a corrosão e outros danos nos materiais, sem falar do tão desagradável cheiro a mofo", explica a organização de defesa do consumidor.

Por outro lado, "níveis muito baixos de humidade podem conduzir a danos materiais, por exemplo, na madeira, e a um desconforto nas vias respiratórias, mucosas nasais e olhos". 

O ideal, explica a DECO, "é que a humidade relativa do ar esteja entre os 40% e os 60%. Para calcular com precisão os níveis de humidade, e evitar as consequências do excesso ou do baixo nível de humidade na sua casa, poderá ser útil adquirir um higrómetro, aparelho à venda em lojas de eletrodomésticos a partir de 10 euros".

Cinco dicas para 'travar' a humidade em casa: 

  1. Quando cozinhar, tape as panelas e ligue o exaustor.
  2. Evite secar a roupa dentro de casa. Se não conseguir evitá-lo, ventile ou areje a divisão para impedir vidros embaciados, gotas de água nas paredes e a consequente formação de fungos.
  3. Abra as janelas e deixe entrar o ar fresco em casa. E, já agora, faça-o todos os dias. Além de combater o excesso de humidade, ajuda a reduzir os poluentes no ar interior.
  4. Se estas medidas forem insuficientes, não se dê por vencido. Um desumidificador pode dar uma ajuda.

Leia Também: O que é um Heatburst, o fenómeno que afetou Beja na madrugada de dia 21?

Campo obrigatório