Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º
Imobiliário Habitação OE2023. Medidas no âmbito da habitaç...

OE2023. Medidas no âmbito da habitação serão apresentadas "em breve"

As medidas no âmbito da habitação com soluções para mitigar o impacto da subida dos juros para quem tem empréstimo serão apresentadas "muito em breve" disse hoje Fernando Medina, precisando o rigor com que têm de ser desenhadas.

OE2023. Medidas no âmbito da habitação serão apresentadas "em breve"
Notícias ao Minuto

17:31 - 18/10/22 por Lusa

Casa Ministro das Finanças

"Estamos a trabalhar para muito em breve, nas próximas semanas, podermos apresentar essa solução que permitirá às famílias que venham a sofrer um aumento da sua taxa de esforço [com o crédito] com significado poderem desenvolver, numa base negocial com os seus bancos, uma solução para reduzir os seus encargos", disse o ministro das Finanças, Fernando Medina.

O ministro, que falava à margem de um encontro organizado pelo International Club of Portugal no qual foi o orador convidado, precisou o objetivo de evitar que os créditos entrem na classificação de estarem em incumprimento, salientando também o "rigor e precaução" com que esta legislação está a ser construída.

"É preciso ter rigor e precaução na construção da legislação porque não queremos que ninguém saia prejudicado ao fazer este processo de negociação com o banco que, por aplicação de regras europeias, pudesse conduzir ao que não é uma melhor solução", afirmou.

Antes, enquanto discursava perante os convidados do encontro, Fernando Medina tinha já referido que a solução que está a ser trabalhada com o Banco de Portugal é um "caminho que tem de ser fazer com muito rigor e atenção", mas que é "um caminho eficaz".

O ministro referiu ainda alguns dados, apontando que 90% dos créditos à habitação têm uma prestação mensal de cerca de 400 euros e que cerca de metade têm uma prestação mensal a rondar os 270 euros.

No início deste mês, o secretário de Estado do Tesouro, João Nuno Mendes, disse no parlamento que a resposta que está a ser preparada passa por várias medidas, como a extensão do prazo do empréstimo (com possibilidade de o cliente poder voltar mais tarde ao prazo inicial) ou a suspensão da comissão de amortização durante 2023.

Leia Também: Apoio de 125€ chega na 5.ª feira a 500 mil (e fica concluído em 10 dias)

Campo obrigatório