Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 15º MÁX 21º
Imobiliário Arrendamento É senhorio? Eis como vai ser compens...

É senhorio? Eis como vai ser compensado pelo 'travão' nas rendas

O 'travão' à subida das rendas aplica-se a contratos de arrendamento iniciados até dezembro de 2022, vigorando dentre janeiro e dezembro de 2023.

É senhorio? Eis como vai ser compensado pelo 'travão' nas rendas

Os senhorios vão ser compensados através do IRS ou do IRC do diferencial das rendas que resulta do 'travão' aos aumentos no próximo ano e a atualização que resultaria da aplicação da fórmula legal.

Em causa está o mecanismo fiscal, através do IRS ou do IRC que compensa os senhorios do diferencial entre aquilo que é o aumento da renda limitada a 2% e aquilo que resultaria da fórmula legal - que aponta para uma subida de 5,5% em 2023.

O Governo decidiu, na segunda-feira, limitar a 2% a atualização máxima do valor das rendas das habitações e das rendas comerciais, no ano de 2023.

Cálculo do imposto pelo 'travão' vai ser feito automaticamente

A compensação aos senhorios pelo travão à atualização das rendas em 2023 vai ser feita de forma automática, tendo em conta a declaração anual de imposto que estes submeterem.

"[Para acederem a esta medida] os senhorios não têm de realizar nenhum ato adicional", disse o ministro das Finanças, durante uma conferência de imprensa para detalhar o pacote de medidas para apoio aos rendimentos das famílias para atenuar os efeitos da inflação, estimado em 2.400 milhões de euros em termos de impacto na despesa.

"Quando [os senhorios] entregam a declaração fazem a identificação das rendas, o sistema automaticamente gerará a tributação adequada de acordo com esta regra", disse Fernando Medina.

O ministro das Infraestruturas, Pedro Nuno Santos, também presente na conferência, referiu, por seu lado, que o limite de 2% foi definido tendo em conta o referencial de inflação do Banco Central Europeu, salientando que sem este 'travão' na atualização das rendas o impacto no orçamento das famílias seria "muito grande".

Socorrendo-se de dados do Instituto Nacional de Estatística (INE) e dos valores médios das rendas, Pedro Nuno Santos precisou que este limite à atualização das rendas resultará numa poupança mensal média de 20 euros para um T2. Tendo por referência os valores médios das rendas para esta tipologia de apartamentos em Lisboa e Porto, a poupança mensal será de, respetivamente, 39 e 30 euros.

O 'travão' à subida das rendas aplica-se a contratos de arrendamento iniciados até dezembro de 2022, vigorando dentre janeiro e dezembro de 2023, sendo concretizado através da alteração do coeficiente de atualização das rendas que anualmente é publicado.

Leia Também: Bolsas Europeias negoceiam no vermelho preocupadas com subida de juros

Campo obrigatório