Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 24º
Arrendamento Senhorios terão redução no IRS ou IR...

Senhorios terão redução no IRS ou IRC para compensar 'travão' nas rendas

Os senhorios vão ser compensados através do IRS ou do IRC do diferencial das rendas que resulta do 'travão' aos aumentos e a atualização que resultaria da aplicação da fórmula legal.

Senhorios terão redução no IRS ou IRC para compensar 'travão' nas rendas
Notícias ao Minuto

21:55 - 05/09/22 por Lusa

Casa medidas de apoio

"A proposta de lei que apresentamos à Assembleia da República prevê que seja compensado em IRS ou IRC consoante a natureza [dos rendimentos] do senhorio, aquilo que é o diferencial entre aquilo que é a renda limitada a 2% e aquilo que resultaria da fórmula legal", disse esta segunda-feira o primeiro-ministro.

António Costa falava no Palácio da Ajuda, em Lisboa, onde decorreu o Conselho de Ministros extraordinário para aprovação e um novo pacote de ajudas às famílias para mitigar o impacto da subida do custo de vida.

O Governo decidiu esta segunda-feira limitar a 2% a atualização máxima do valor das rendas das habitações e das rendas comerciais, no ano de 2023.

Segundo a estimativa rápida do Instituto Nacional de Estatística (INE), a inflação de agosto (que serve de referência à atualização das rendas) foi de 5,43%

"Esse diferencial que os inquilinos vão poupar é um diferencial que os senhorios verão compensado em sede de IRS ou de IRC", disse o primeiro-ministro.

Leia Também: "Curtas e parciais". PCP diz que medidas não respondem às necessidades

Campo obrigatório