Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º
Imobiliário Habitação Aulas à porta? Três opções de alojam...

Aulas à porta? Três opções de alojamento para estudantes

De acordo com a DECO Proteste, "partilhar os custos de arrendamento de uma casa, um quarto numa residência universitária ou candidatar-se ao arrendamento acessível são algumas das alternativas".

Aulas à porta? Três opções de alojamento para estudantes
Notícias ao Minuto

12:01 - 02/09/22 por Notícias ao Minuto 

Casa Alojamento

Com o regresso às aulas à porta, muitos estudantes procuram opções de alojamento próximas das escolas ou universidades. A DECO Proteste diz que "partilhar os custos de arrendamento de uma casa, um quarto numa residência universitária ou candidatar-se ao arrendamento acessível são algumas das alternativas". 

Três opções de alojamento para estudantes 

  • Arrendar um quarto ou partilhar casa

"Se a intenção é procurar um quarto, as agências imobiliárias não deverão ser o primeiro recurso, pois em regra não têm esse tipo de oferta. O recurso a pessoas conhecidas, a consulta atenta dos placards que existem à entrada das universidades e a internet são meios privilegiados para procurar este tipo de alojamento. Muitos dos quartos disponíveis pertencem a casas onde só vivem estudantes, mas nem sempre. Há muitos proprietários de imóveis que disponibilizam alojamento, mantendo neles a sua residência", nota a DECO Proteste. 

Vale ainda sublinhar que "arrendar um apartamento e partilhar o espaço é uma boa forma de reduzir os custos inerentes à gestão de uma casa ou à mensalidade de um quarto". 

  • Residências de estudantes 

"Esta é uma boa opção para as famílias com maiores limitações financeiras, pois os preços são mais atrativos, ainda que não estejam tabelados. Em regra, a mensalidade já inclui despesas como eletricidade, água e comunicações. Os quartos, contudo, costumam ser partilhados com outras pessoas, o que pode ser um obstáculo para alguns candidatos", revela ainda a DECO Proteste. 

  • Arrendamento acessível

Por último, "os estudantes ou pessoas inscritas em cursos de formação profissional também podem candidatar-se ao arrendamento acessível, que garante rendas mais baixas aos inquilinos. Não necessitam de ter rendimentos próprios, desde que o pagamento da renda seja assegurado por fiador (pais do estudante, por exemplo). Para mais informações, aceda ao Portal da Habitação". 

Leia Também: Serra da Estrela. Plano de revitalização pode recuperar Hotel Turismo

Campo obrigatório