Meteorologia

  • 20 MAIO 2024
Tempo
19º
MIN 13º MÁX 21º
Mercado Agentes Lisboa. Quinta dos Condes classifica...

Lisboa. Quinta dos Condes classificada Monumento de Interesse Público

A Quinta dos Condes de Carnide, incluindo o palácio, o jardim, a mata, as dependências agrícolas e o respetivo património móvel, em Lisboa, foi classificada como Monumento de Interesse Público, segundo uma portaria publicada hoje no Diário da República.

Lisboa. Quinta dos Condes classificada Monumento de Interesse Público
Notícias ao Minuto

09:20 - 02/09/22 por Lusa

Casa Lisboa

Fundada em finais do século XVII na freguesia de Carnide, a Quinta dos Condes de Carnide constitui "uma pequena parte da extensa propriedade original", notabilizada enquanto "ponto de ligação entre Lisboa e Belas, local de apetências agrícolas e pastorícias, e abundância de água e 'bons ares' que propiciaram, desde cedo, a aquisição de terras por parte da Igreja [Católica], da nobreza e da própria Casa Real", lê-se na portaria assinada, em 17 de agosto, pela secretária de Estado da Cultura, Isabel Cordeiro.

A classificação agora atribuída inclui o palácio, o jardim, a mata, as dependências agrícolas e o património móvel integrado no Largo do Jogo da Bola, no Largo do Malvar, na Rua Guiomar Torresão, na Rua Ana de Castro Osório e na Rua Maria Brown.

"O conjunto, em bom estado de conservação, apresenta-se como testemunho cada vez mais raro das antigas quintas dos arredores de Lisboa que conjugavam uma vertente económica com uma componente recreativa, incluindo, muitas vezes, casa de habitação nobilitada", realça o documento que determina a classificação.

Segundo a portaria, a atual forma do palácio resulta das profundas obras de alteração sofridas no terceiro quartel do século XVIII, que lhe deram "uma imagem sóbria e austera, ao gosto pombalino, completada por uma campanha da segunda metade do século XIX, e, finalmente, por uma intervenção de 1957 que visou recuperar a estrutura setecentista e da qual data igualmente a uniformização da longa fachada e a reformulação dos interiores".

Relativamente ao espaço habitacional, estrutura-se a partir de um amplo átrio de entrada através do qual se acede às duas alas térreas, ao jardim e à escadaria interior. Esta, "em dois lanços, permite o acesso ao piso nobre e suas salas de maior aparato, decoradas com estuques e interessantes silhares de azulejo".

A portaria destaca ainda a original escadaria setecentista que articula o piso nobre com o jardim formal em buxo, "organizado em redor de um tanque circular, formalizando um eixo de cariz barroco que tem início no portal principal do palácio, cruza o átrio, a escadaria e o jardim, e termina na alameda da mata que remata a propriedade a poente".

A classificação da Quinta dos Condes de Carnide como Monumento de Interesse Público reflete os critérios da lei n.º 107/2001, que estabelece as bases da política e do regime de proteção e valorização do património cultural, "relativos ao caráter matricial do bem, ao seu interesse como testemunho notável de vivências ou factos históricos, ao seu valor estético, técnico ou material intrínseco, à sua conceção arquitetónica, urbanística e paisagística, e à sua extensão e ao que nela se reflete do ponto de vista da memória coletiva".

Os bens imóveis de interesse cultural, consoante o seu valor relativo, podem ser classificados como de interesse nacional, de interesse público ou de interesse municipal, e essa classificação permite que beneficiem de uma zona especial de proteção (ZEP), que assegura o enquadramento arquitetónico, paisagístico e a integração urbana.

Leia Também: Mais 40.428 desempregados registados em Espanha em agosto

Campo obrigatório