Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
22º
MIN 12º MÁX 24º
Lar Conselhos Reutilizar, doar ou pedir a recolha:...

Reutilizar, doar ou pedir a recolha: O que fazer a um colchão antigo?

Por norma, um colchão dura entre oito e 12 anos. O que fazer com ele quando deixar de ter utilidade?

Reutilizar, doar ou pedir a recolha: O que fazer a um colchão antigo?
Notícias ao Minuto

14:18 - 18/04/22 por Notícias ao Minuto 

Casa Colchão

Se tem um colchão antigo em casa já sem utilidade saiba que tem várias soluções ao seu dispor. Apesar de já não fazer sentido para si, pode ser "valorizado de outras formas, desde que lhe dê o destino mais adequado", de acordo com a DECO Proteste

"Regra geral, um colchão dura entre oito e 12 anos, devendo depois ser substituído, devido à perda de firmeza e, sobretudo, de altura", recomenda a DECO Proteste. "Deixar o colchão junto aos caixotes de lixo na via pública é um exemplo daquilo que não se deve fazer, pois além de causar mau ambiente no seu bairro, é um comportamento sujeito a coimas", sublinha. 

De acordo com a DECO Proteste, estas são as soluções ao seu dispor: 

  • Reutilizar

"Reutilizar deve ser, sempre que possível, a primeira opção. É urgente reduzir a quantidade de materiais que vão parar ao lixo. Olhe bem para o seu colchão e verifique se ainda está em condições de ser utilizado ou não. Pode estar a querer desfazer-se dele apenas por ter comprado uma cama maior ou mais pequena, por exemplo. Se o colchão estiver em condições razoáveis, tem a opção de vender, colocando anúncios nas plataformas de compra e venda de produtos usados ou em grupos nas redes sociais."

  • Doar

"Um colchão usado em bom estado pode ser doado. Conhece alguém – um familiar ou um amigo – que possa estar a precisar? Pode também doá-lo a uma instituição que preste apoio a famílias carenciadas na sua zona de residência. Contacte previamente a entidade para saber se está interessada em receber o colchão e se tem meios para fazer a recolha em sua casa. O Banco de Bens Doados é mais uma opção para tentar entregar o seu colchão a quem possa precisar."

  • Pedir a recolha do colchão ao comerciante

"Caso precise de comprar um colchão novo, pergunte ao vendedor se pode levar o antigo na altura da entrega."

  • Utilizar os serviços de recolha de monos da autarquia

"Contacte o seu município para saber como funciona o serviço de recolha de monos domésticos, em que estão incluídos os colchões e outros materiais volumosos, como móveis e eletrodomésticos. Em alguns concelhos a responsabilidade é da câmara, noutros das juntas de freguesia ou de empresas municipais."

  • Entregar o colchão no ecocentro mais próximo

"Se nenhuma das opções anteriores for possível, resta-lhe arranjar forma de entregar o colchão no ecocentro da sua área de residência. Caso não saiba onde está localizado, informe-se junto da sua autarquia."

Leia Também: Cerca de 70% das 'Viceroy Residences' no Algarve já foram vendidas

Campo obrigatório