Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º
Imobiliário Construção Obras de requalificação no Castelo M...

Obras de requalificação no Castelo Montemor-o-Velho estão concluídas

As obras de requalificação do Castelo de Montemor-o-Velho e envolvente sul, orçadas em mais de meio milhão de euros, iniciadas em novembro de 2017, estão concluídas, informou a Câmara desta vila do Baixo Mondego.

Obras de requalificação no Castelo Montemor-o-Velho estão concluídas
Notícias ao Minuto

12:37 - 13/04/22 por Lusa

Casa Obras

"A obra Castelo de Montemor-o-Velho (acessibilidades, conservação e restauro do imóvel), alvo de projeto da autoria de Siza Vieira, já se encontra concluída e teve como propósito, entre outros, alterar e reforçar a relação do castelo com o centro histórico, tornando a sede de concelho num local mais atrativo e capaz de estimular o desenvolvimento local", disse hoje à agência Lusa, o presidente da Câmara deste município do distrito de Coimbra, Emílio Torrão.

A empreitada, que foi iniciada no final do mês de novembro de 2017, teve um custo superior a 575 mil euros, cofinanciada em cerca de 415 mil euros, por fundos comunitários, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), no âmbito do Programa Operacional Regional do Centro (Centro 2020).

Trata-se de um projeto que "se arrastou no tempo", devido à própria "natureza da obra", já que foram feitas intervenções num "terreno que tem arqueologia e antropologia, nomeadamente sempre que se encontra um osso humano", por exemplo, a obra foi parada para analisar o achado, justificou o autarca.

"Dentro das capelas havia ossadas e nessa perspetiva atrasou muito a obra", situação que obrigou a várias restruturações no projeto.

A operação visou a conservação e reparação do Castelo de Montemor-o-Velho, em particular no seu acesso interior e na sua envolvente sul.

A obra envolveu designadamente a reconstrução do muro exterior da barbacã e trabalhos de recuperação nas duas capelas existentes.

Foram ainda realizados trabalhos nas áreas de ajardinamento e acesso pedonal e paisagismo.

Trata-se de uma obra que veio "garantir uma acessibilidade melhorada, nomeadamente no acesso interior do castelo, através da execução de uma plataforma pedonal", adiantou o autarca.

"Com esta conservação do nosso património histórico e ao criar mais condições de circulação entre o castelo e o centro da vila de Montemor-o-Velho, é expectável que consigamos, num futuro próximo, captar mais público e continuar a construir um território vibrante e cada vez, mas atrativo", concluiu, Emílio Torrão.

Leia Também: Reino Unido avança com sanções contra mais 206 indivíduos e entidades

Campo obrigatório