Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º
Lar Conselhos Com a Páscoa à porta, tome nota de s...

Com a Páscoa à porta, tome nota de sete dicas para poupar em casa

Mais pessoas em casa pode significar também uma fatura energética mais 'pesada'. Fique a par de algumas dicas para controlar as despesas neste período.

Com a Páscoa à porta, tome nota de sete dicas para poupar em casa
Notícias ao Minuto

13:37 - 12/04/22 por Notícias ao Minuto 

Casa Poupar

A Páscoa aproxima-se e, para muitos, esta é a altura de reunir a família à mesa. Mais pessoas em casa pode significar também uma fatura energética mais 'pesada'. 

Nesta senda, a Selectra apresenta, num comunicado enviado ao Casa ao Minuto, sete dicas que podem ajudar a reduzir as suas despesas nesta Páscoa. Tome nota: 

1. Controle a temperatura de sua casa

"Providenciar um ambiente confortável não significa ter de ligar o aquecimento para valores semelhantes aos de um dia de verão! Isto é, uma temperatura média de 20ºC deverá ser mais que suficiente para garantir um ar ameno, principalmente se não  existirem fugas de ar dentro da área que pretende aquecer."

2. Limite o consumo de dispositivos eletrónicos

"A Páscoa caracteriza-se por momentos de união em família, certo? Então dê continuidade a esta tradição e deixe os dispositivos eletrónicos de lado neste dia. Para além de ser uma oportunidade para conviver com os seus entes mais próximos, é também uma excelente forma de poupança de energia!"

3. Privilegie a iluminação natural

"Se o dia assim o permitir, abra as cortinas de sua casa e deixe que o sol ilumine o seu interior. Não são raras as vezes que ligamos as luzes antes de anoitecer, sem sequer considerarmos esta hipótese mas, de facto, para atividades que não requerem grande esforço ocular, a iluminação natural é perfeitamente capaz de assegurar essa função. E agora que entrámos recentemente no horário de verão, as oportunidades para poupar energia são ainda maiores!" 

4. Torne as descargas de autoclismo, mais eficientes

"Se está à espera de receber visitas durante estes dias, é provável que o número de descargas do seu autoclismo dispare. Mas sabia que só o simples ato de encher uma garrafa com água e colocá-la dentro do depósito, consegue aumentar consideravelmente a sua eficiência energética? E para além disso, tem ainda a vantagem de reduzir a quantidade de água que é libertada em cada descarga."

5. Tenha atenção às panelas que utiliza

"Cada panela tem o seu lugar no fogão! Ou, melhor dizendo, os tachos pequenos destinam-se às bocas mais pequenas e as maiores, ocupam os espaços superiores. Isto porque, ao utilizar uma panela que não se adeque ao tamanho do fogão, muita energia acaba por ser desperdiçada, sendo que nem sequer contribui para que os alimentos sejam confecionados mais rapidamente." 

6. Ligar o fogão no máximo, não ajuda a cozinhar mais depressa

"Quando se atrasa a confecionar o almoço, o seu primeiro instinto é colocar a potência do fogão no máximo? Fique a saber que isso não acelera automaticamente o processo! A melhor maneira de garantir que tem o almoço preparado a horas para receber a sua família, é cortando os alimentos em pedaços mais pequenos e tapando a panela durante a sua confeção. Desta forma, poupa não só tempo como também energia!" 

7. Deixe a tarefa de lavar a loiça para a máquina!

"Depois de almoço, é natural que alguém se ofereça para lavar a loiça, mas o melhor é mesmo recusar gentilmente essa oferta já que, utilizar a máquina é consideravelmente mais barato e gasta muito menos recursos. No entanto, para que este aparelho possa ser totalmente eficiente, deve ser utilizado na sua capacidade máxima e de preferência, num programa 'eco' que consegue reduzir o consumo de eletricidade em até 45%."

Leia Também: Projeto cultural e turístico LisbonWeek em maio na freguesia de Marvila

Campo obrigatório