Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º
Mercado Agentes Imobiliário e construção. Indicador ...

Imobiliário e construção. Indicador de confiança subiu no arranque do ano

Em janeiro, o indicador de confiança aumentou na promoção imobiliária e construção de edifícios e de engenharia civil, bem como da construção e obras públicas, divulgou hoje o INE.

Imobiliário e construção. Indicador de confiança subiu no arranque do ano

O indicador de confiança da Construção e Obras Públicas aumentou em janeiro, "prolongando a tendência crescente observada desde maio de 2020, e atingindo o valor máximo desde dezembro de 2001", informa o INE. 

"Esta evolução refletiu o contributo positivo de ambas as componentes, apreciações sobre a carteira de encomendas e perspetivas de emprego", explica o instituto de estatística.

De acordo com os dados hoje divulgados, o indicador de confiança aumentou nas divisões de Promoção Imobiliária e Construção de Edifícios e de Engenharia Civil, "de forma particularmente expressiva no último caso", mas caiu na divisão de Atividades Especializadas de Construção.

Em suma, o saldo das opiniões sobre a apreciação da atividade aumentou em dezembro e em janeiro, depois de ter diminuído nos dois meses anteriores, atingindo o valor máximo desde outubro de 2001.

Recorde-se que os Inquéritos de Conjuntura às Empresas e aos Consumidores revelam que o indicador de confiança dos consumidores aumentou em janeiro, ao passo que o indicador de clima económico diminuiu.

Leia Também: Confiança dos consumidores sobe, mas clima económico contraria tendência

Campo obrigatório