Meteorologia

  • 23 MAIO 2022
Tempo
21º
MIN 15º MÁX 22º

Confiança dos consumidores sobe, mas clima económico contraria tendência

O indicador de confiança dos consumidores aumentou, mas o indicador de clima económico diminuiu no arranque do ano.

Confiança dos consumidores sobe, mas clima económico contraria tendência
Notícias ao Minuto

09:30 - 28/01/22 por Notícias ao Minuto

Economia INE

Os Inquéritos de Conjuntura às Empresas e aos Consumidores revelam que o indicador de confiança dos consumidores aumentou em janeiro, ao passo que o indicador de clima económico diminuiu, de acordo com os dados divulgados esta sexta-feira pelo INE. 

"O indicador de confiança dos consumidores aumentou em janeiro, após ter estabilizado em dezembro e diminuído nos dois meses precedentes, de forma significativa em novembro", pode ler-se no relatório da agência de estatísticas portuguesa. 

Por outro lado, o indicador de clima económico diminuiu em janeiro, "tendo vindo a apresentar um comportamento irregular desde julho".

Os indicadores de confiança diminuíram em janeiro na indústria transformadora e nos serviços e aumentaram na construção e obras públicas e no comércio, de acordo com o INE. 

"O saldo das perspetivas dos consumidores sobre a evolução dos preços diminuiu em dezembro e janeiro, após os aumentos observados entre setembro e novembro, que resultaram no valor máximo dos últimos dez anos", indica ainda a agência. 

Destaque para o saldo das perspetivas de evolução futura dos preços de venda no comércio, que aumentou em janeiro, atingindo o valor máximo da série iniciada em maio de 2003. 

"A indústria transformadora foi o único setor de atividade em que as expectativas de preços de venda diminuíram em janeiro, depois de ter atingido em dezembro o valor máximo desde outubro de 1990", revela ainda o INE. 

[Notícia atualizada às 09h36]

Leia Também: Despiste provoca dois feridos na VCI no sentido Freixo-Arrábida

Notícias ao Minuto nomeado para os Prémios Marketeer

O Notícias ao Minuto é um dos nomeados da edição de 2022 dos Prémios Marketeer, na categoria de Digital Media. As votações decorrem até ao próximo dia 31 de maio.

Para nos ajudar a vencer, basta aceder ao site da iniciativa organizada pela revista Marketeer, clicando aqui, e proceder ao preenchimento do formulário, selecionando Notícias ao Minuto na categoria de Digital Media e formalizando depois a votação. Obrigada pela sua preferência!

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Sexto ano consecutivo Escolha do Consumidor e Prémio Cinco Estrelas para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório