Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º
Finanças Crédito à habitação Crédito à habitação. Total de emprés...

Crédito à habitação. Total de empréstimos cresceu 4,4% em 2021

No ano passado, o total de empréstimos concedidos aos particulares para a compra de casa cresceu 4,4% em relação ao período homólogo. Na reta final do ano, o stock total de empréstimos à habitação era de 96,9 mil milhões de euros, revelam dados hoje divulgados pelo Banco de Portugal.

Crédito à habitação. Total de empréstimos cresceu 4,4% em 2021

De acordo com o Banco de Portugal, em dezembro, o montante total de empréstimos concedidos pelos bancos aos particulares para a compra de casa subiu 4,4%, face ao período homólogo. Na reta final do ano, o stock total de empréstimos à habitação era de 96,9 mil milhões de euros.

"O ritmo de crescimento aumentou durante todo o ano, sendo necessário recuar a 2010 para encontrar valores semelhantes", indica o BdP.

Já no que concerne aos empréstimos para consumo, "o ritmo de crescimento continua aquém dos anos anteriores à pandemia." No ano passado, registou-se um aumento na ordem dos 2,4% relativamente ao período homólogo, para os 19,2 mil milhões de euros.

De acordo com o BdP, no caso dos empréstimos concedidos aos particulares, o rácio de empréstimos em incumprimento atingiu um novo mínimo de 1,4%, "devido, essencialmente, à diminuição do incumprimento nos empréstimos ao consumo e outros fins." 

Por seu turno, em 2021, o montante total dos depósitos de particulares cresceu 6,6% em relação a 2020, para 172,9 mil milhões de euros. Destes, destacaram-se os depósitos à ordem, que cresceram 13,5% e que, no final de 2021, representavam 48% do total dos depósitos de particulares, finaliza o BdP.

Leia Também: Avaliação bancária atinge novo recorde de 1.285 euros por metro quadrado

Campo obrigatório