Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 13º MÁX 24º
Lar Conselhos Janelas de abrir ou de correr? Eis o...

Janelas de abrir ou de correr? Eis os prós e os contras de cada tipo

De um lado e do outro, conheça as vantagens e desvantagens destes dois tipos de janelas.

Janelas de abrir ou de correr? Eis os prós e os contras de cada tipo
Notícias ao Minuto

13:55 - 21/01/22 por Notícias ao Minuto 

Casa Janelas

Atualmente, existem várias opções de janelas por onde escolher e, regra geral, a melhor opção será optar por janelas de abertura lateral, já que são as que trazem mais vantagens em termos de isolamento. No entanto, se o espaço for pequeno opte por janelas de correr horizontais pois são mais fáceis de operar, explica a habitissimo. Mas, afinal, qual das duas é a melhor para opção? Conheça as vantagens e desvantagens de cada tipo.

Janelas de abrir

As vantagens

De acordo com a plataforma, estes modelos são muito fáceis de operar, de limpar e de manter em excelentes condições. 

Mais ainda, o desenho destas janelas oferece uma proteção contra fugas e infiltrações de ar e a possibilidade de refletir e direcionar a brisa para dentro dos edifícios.

As desvantagens

Por outro lado, este tipo de janelas podem exigir mais manutenção. Além disso, acrescenta a plataforma, o seu desenho não costuma favorecer o uso de janelas muito pesadas. Por último, estas janelas ocupam espaço quando estão abertas, "o que numa divisão pequena, fará toda a diferença."

Janelas de correr

As vantagens

Por sua vez, este tipo de janelas permitem um grau de abertura maior e não ocupam espaço interior. São igualmente fáceis de manter, de operar e "têm tendência a não dar muitos problemas." A principal vantagem é que "costumam ser tradicionalmente mais baratas do que as janelas de abrir", salienta a plataforma.

As desvantagens

Em sentido contrário, são mais propícias a fugas ou infiltrações de ar, pois os feltros e fitas de calafetagem tornam-se ineficientes (após pouco tempo de uso) e "o problema  não é facilmente resolvido resolvido com a troca desses componentes."

Leia Também: Saiba como uma janela eficiente pode ser útil na segurança das crianças

Campo obrigatório