Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º
Lar Conselhos Com as temperaturas a cair, eis sete...

Com as temperaturas a cair, eis sete dicas para poupar energia em casa

O Doutor Finanças reuniu algumas dicas para manter as suas contas em dia, bem como o conforto em sua casa durante este inverno. Ora veja.

Com as temperaturas a cair, eis sete dicas para poupar energia em casa

Tudo indica que esta semana será de muito frio. Um fator que faz com que os portugueses procurem maior conforto térmico. No entanto, essa procura pode aumentar a conta da luz. Por isso, o mais aconselhável é ter em consideração alguns aspetos para conseguir manter as casas mais confortáveis ​​e eficientes, sem aumentar a fatura de eletricidade. Como? O Doutor Finanças reuniu algumas dicas para manter as suas contas em dia, bem como o conforto em sua casa durante este inverno. Ora veja.

Aproveite o calor natural

Durante o dia, abra os estores para deixar entrar calor e luz natural, salienta a plataforma. A ideia é aproveitar o calor e reduzir o frio.

Poupe energia sem desperdiçar calor

Para poupar energia, deve manter e conservar o calor dentro de casa. Por isso, deve evitar correntes de ar, sendo apenas recomendado os 10 minutos diários para renovar o ar de sua casa.

Segundo a EDP, 10 a 25% das perdas de calor acontecem pelas janelas. Logo, quando as abrir, desligue os aquecedores. Isto porque se tiver as janelas abertas ao mesmo tempo que tem o aquecimento ligado, "está a desperdiçar energia e a incorrer em gastos desnecessários."

Invista em isolamento térmico

Com pouco investimento, pode reforçar as paredes com materiais próprios, mantendo a respiração da construção. Mas se o seu orçamento o permitir, opte por investir em caixilharia de qualidade nas janelas e em vidros duplos.

Outra solução passa por escolher soalho de madeira para o chão. Isto porque as divisões da sua casa tornam-se mais quentes e confortáveis com este tipo de pavimento.

Controle o aquecimento

A verdade é que grande parte dos gastos de energia no inverno estão relacionados com o aquecimento. Por isso, evite variações grandes de temperatura, que fazem disparar o consumo de energia dos aparelhos, deligue o aquecimento à noite e instale um termóstato. Se não for possível fazer este investimento, mantenha a temperatura em 22.º C.

Instale um recuperador de calor

Outra forma de manter a casa quente e reduzir o consumo de energia é investir num recuperador de calor. Com este equipamento, a casa mantém-se quente por mais tempo e de forma homogénea.

Opte pelo aquecedor a óleo

Sabia que o aquecedor a óleo emite calor mais concentrado do que um ar condicionado ou um ventilador? Apesar de precisar de algum tempo até sair calor, uma vez quente, aquece toda a divisão de igual modo, e mesmo depois de desligado, o calor mantém-se por um longo período.

'Recheie' a casa

Por fim, para a plataforma, uma das formas para tornar a sua casa mais quente é 'recheá-la' com móveis, tapetes, quadros, peças de decoração, cortinados, ou outros adereços. "Uma casa recheada é uma casa mais quente dado que perde menos calor", enfatiza o Doutor Finanças.

Leia Também: Problemas de humidade? Seis dicas que podem ajudar

Campo obrigatório