Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 13º MÁX 26º
Lar Conselhos Organização. Hábitos que deve deixar...

Organização. Hábitos que deve deixar (e outros que deve começar) este ano

Por que não aproveita o novo ano para fazer um balanço das suas práticas e criar novas que melhorem a organização da sua casa? Comece hoje mesmo.

Organização. Hábitos que deve deixar (e outros que deve começar) este ano

A verdade é que, na hora de organizar, é importante organizar as coisas de forma pragmática, dando sempre prioridade ao que é útil. Além disso, criar objetivos específicos pode ajudá-lo a desenvolver rotinas que consigam manter o seu espaço arrumado durante mais tempo, enfatiza o Apartment Therapy. Então, por que não aproveita o novo ano para fazer um balanço dos seus hábitos de organização e criar novos que melhorem a sua casa? Comece hoje mesmo.

Para 'largar'

Pare de comprar produtos organizadores 

Está a ver esse cesto ou caixote que tem na sala? Combina verdadeiramente com o seu estilo? Resolve o problema que tinha? Caso contrário, a organizadora profissional britânica Isabel Almeida sugere doá-lo ou deitá-lo fora.

"Menos é mais na organização e ter caixotes que enchem a casa, pode fazer a sua organização recuar em vez de empurrá-la para a frente", sustenta.

Pare de comprar antes de 'destralhar'

É provável que chegue uma altura em que vai precisar (mesmo) de um caixote, no entanto, só deverá adquiri-lo depois de 'destralhar' a casa. De acordo com Shannon Krause, cofundadora da Tidy Nest, primeiro deve dar uma vista de olhos aos seus pertences, e só depois poderá comprar os artigos que precisa. 

Pare de tentar organizar a casa de uma só vez 

O melhor é não começar o que não pode terminar, pois pode associar o processo de organização com stress ou ansiedade, salienta a organizadora sediada em Londres, Brenda Scott. "Pode funcionar para alguém com um estúdio ou um apartamento de um ou dois quartos, mas quando se trata de uma casa maior, não é realista", enfatiza.

Assim, opte por começar pela divisão que mais trabalho lhe dá, como a cozinha ou a casa de banho, por exemplo. "Esta técnica permite ver a melhoria e dar a garantia de que pode ser feito", sustenta Scott. 

Para começar

Comece a fazer compras em casa

"Há uma hipótese de já ter esse artigo em casa ou ter pelo menos algo que possa utilizar como opção", afirma o organizador profissional Jamie Novak. "De qualquer forma, fazer compras a partir de casa, é uma ótima forma de 'destralhar', enquanto poupa dinheiro."

Comece a guardar os artigos no lugar certo, após utilizá-los

"Habituem-se a guardar as coisas no seu lugar correto, imediatamente depois de as usarem", salienta a organizadora profissional Michelle Hansen. "O 'destralhar' é apenas um mecanismo para salvaguardar decisões atrasadas. Por isso, opte por levar uns minutos a mais para guardar as coisas nos lugares certos. Vai mesmo reduzir a confusão que se acumula."

Comece a ver a organização como um estilo de vida

No fundo, a organização é um estado de espírito, escreve a plataforma. E, este ano, Jamie Novak sugere incorporar a limpeza da confusão mental, também. "Reorganize a sua agenda, mantenha as suas finanças em ordem e organize o seu telefone e computador", aconselha.

Leia Também: 'Destralhar'? Eis três 'momentos' que poderão ajudá-lo nesta tarefa

Campo obrigatório