Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
24º
MIN 13º MÁX 26º
Imobiliário Habitação Madrid. Esta casa sustentável tem um...

Madrid. Esta casa sustentável tem um custo energético de 32 euros por mês

A habitação 'Los Goluditos' é feita de materiais sustentáveis que gastam menos energia e tem uma pegada ecológica reduzida. A empresa responsável pela realização deste projeto é a 100x100biopasiva.

Madrid. Esta casa sustentável tem um custo energético de 32 euros por mês

A empresa 100x100biopasiva, especializada em construir e comercializar imóveis de madeira focados no desempenho energético, instalou uma casa unifamiliar na zona de Soto del Real, em Madrid (Espanha). Esta habitação, denominada 'Los Goluditos', é feita de materiais sustentáveis que gastam menos energia e tem uma pegada ecológica reduzida.

“O mais importante é a saúde das pessoas que moram nesta casa e, por isso, foram utilizados materiais naturais e reciclados de baixíssimo impacto ambiental”, revela Ander Echevarria, diretor técnico comercial da 100x100biopasiva, ao idealista.

Baseada no padrão Passivhaus, a casa de 180 m2 foi construída com base numa estrutura industrializada de madeira de florestas sustentáveis, sendo que o seu custo energético total não ultrapassa os 32 euros mensais.

"É possível ter hoje um gasto energético total de 32 euros (taxas incluídas) numa habitação de 180 m2 em Madrid? Sim é e aqui está o exemplo", escreve a empresa na sua página de Facebook.

No que concerne ao preço, a empresa "por confidencialidade" não o disponibiliza. No entanto, enfatiza que "o custo de um apartamento com 180 m2 e com certificado Passivhaus pode rondar entre os 1.400 euros por m2 e os 1.500 euros por m2."

Outros dois aspetos que se destacam neste imóvel é o seu isolamento que é feito com a tecnologia Naturoll, uma lã mineral de vidro fabricada com materiais de origem vegetal, e as paredes que têm 20 centímetros de espessura, tal como o telhado, para melhorar a acústica, escreve a plataforma.

Por sua vez, a  'Los Goluditos' também faz a gestão da água de forma eficiente. Isto porque possui um purificador biológico com filtro de fibra de coco, que permite reaproveitar a água para ser posteriormente usada nos jardins e casas de banho, por exemplo. Paralelamente, a casa está também equipada com torneiras de baixo consumo, carregador para veículos e instalação fotovoltaica.

Leia Também: Suécia. Conheça a casa que "só precisa de um smartphone para funcionar"

Campo obrigatório