Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 19º
Lar Eficiência energética Edifícios. Bombas de calor represent...

Edifícios. Bombas de calor representam um quarto do mercado europeu

A associação industrial europeia EHPA estima que a Europa ultrapasse a marca dos dois milhões de bombas de calor vendidas ao longo deste ano, representando uma variação anual positiva de 25%.

Edifícios. Bombas de calor representam um quarto do mercado europeu
Notícias ao Minuto

14:56 - 21/12/21 por Notícias ao Minuto 

Casa Eficiência dos edifícios

O ano de 2021 ainda não acabou mas já se pode dizer que as bombas de calor representam um quarto do mercado europeu. Isto porque o ano de 2021 deverá fechar com mais de dois milhões de bombas de calor vendidas na europa, segundo indicam as estimativas da associação industrial europeia EHPA, a que a revista Edifícios e Energia teve acesso. Os números foram anunciados no relatório 'The European Heat Pump Outlook 2021' e dão conta de um aumento de mercado superior a 25% face ao período homologo.

Depois de um aumento de 7% em 2020, o mercado europeu das bombas de calor tem crescido “por toda a Europa a uma velocidade sem precedentes”, escreve a associação. Assim, estima-se que o setor ultrapasse a marca dos dois milhões de equipamentos vendidos ao longo deste ano, representando uma variação anual positiva de 25%.

Em comunicado, a EHPA afirma que “as bombas de calor estão rapidamente a tornar-se na solução para novos edifícios”, ao mesmo tempo que o desenvolvimento tecnológico torna-as numa opção “viável” também para a reabilitação do parque edificado.

“A instalação de bombas de calor nas renovações levará a enormes reduções das emissões de gases com efeito de estufa. A tecnologia está prontamente disponível. Agora, a EPBD adiciona prazos ambiciosos e orienta os consumidores para desbloquear esse potencial”, afirma Thomas Nowak, secretário-geral da EHPA, citado em comunicado.

Por esse motivo, as previsões até 2025 são de crescimento, esperando-se que, em 2023, se ultrapassem os três milhões de unidades vendidas e que, em 2025, o volume de vendas chegue perto dos quatro milhões.

No entanto, “essas medidas precisam de total apoio dos Estados-Membros da UE para a implantação massiva necessária na Europa, se quisermos alcançar a neutralidade do carbono até 2050”, conclui o responsável.

Leia Também: Aumentar a eficiência dos edifícios? "Bombas de calor são a solução"

Campo obrigatório