Procurar

Edifícios. Comissão Europeia arranca projeto-piloto de energia em Madrid

Este projeto-piloto visa fazer uma ligação entre edifícios (sejam escritórios ou residenciais) para que estes possam ‘emprestar’ calor uns aos outros, de acordo com as necessidades de cada um.

Edifícios. Comissão Europeia arranca projeto-piloto de energia em Madrid

© Wikimedia Commons

Notícias ao Minuto
03/12/2021 10:34 ‧ há 3 anos por Notícias ao Minuto

A Comissão Europeia anunciou que escolheu a cidade de Madrid, em Espanha, para implementar um projeto-piloto de energia. Segundo avança a Iberian Property, trata-se de uma instalação de uma rede quente e fria que fornecerá aos edifícios, a energia necessária para cobrir as suas necessidades de aquecimento, água quente e arrefecimento.

Ou seja, será feita uma ligação entre edifícios (sejam escritórios ou residenciais) para que estes possam ‘emprestar’ calor uns aos outros, de acordo com as necessidades de cada um, aproveitando assim a energia que hoje é descartada e emitida para a atmosfera.

Desta forma, a energia que alimentará estas redes distritais será 100% renovável, uma vez que utilizam fontes de energia sustentáveis, como a energia geotérmica e a fotovoltaica, indica a plataforma.

De realçar que o projeto-piloto do Distrito de Castellana do Norte (DCN), que servirá para pôr em prática a visão do modelo energético Madrid Nuevo Norte, terá financiamento europeu e será desenvolvido na área de Las Tablas Oeste. O modelo energético de Madrid Nuevo Norte foi selecionado no âmbito do programa de financiamento para a descarbonização das cidades Horizonte 2020 (H2020) da Comissão Europeia, sublinhe-se.

Segundo a plataforma, a Câmara Municipal de Madrid participará como parceira no projeto, ajudando a administrar as redes de aquecimento e arrefecimento 100% renováveis. O seu  objetivo é reforçar a colaboração público-privada no planeamento urbano para os distritos de emissões zero.

Leia Também: ADENE lança novas medidas para melhorar a eficiência energética nas casas

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com

Recomendados para si

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

IMPLICA EM ACEITAÇÃO DOS TERMOS & CONDIÇÕES E POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Mais lidas

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10