Como criar um espaço de meditação em casa, por mais pequena que seja

"Se quer fazer da meditação um treino regular, o mais aconselhável é ter um espaço em casa (por mais pequena que seja) que o faça sentir calmo." Mas como? Fique a par de algumas sugestões.

Enfrentar a quarentena. Quatro dicas para aprender a meditar

© Shutterstock

Notícias ao Minuto
02/12/2021 12:34 ‧ 02/12/2021 por Notícias ao Minuto

Casa

Meditação

Para meditar não basta fechar os olhos, cruzar as pernas e criar um ambiente relaxante. É preciso preparar a sua casa, criando um espaço dedicado ao sossego e à contemplação. É o que a diretora do departamento de cultura, da plataforma Apartment Theraypy, Tara Bellucci faz. Dona de uma "casa pequena", Bellucci criou um lugar para a meditação, porque "meditava em parques, autocarros e cheguei a meditar dentro de um ferry particularmente agitado."

"Mas se quer fazer disso um treino regular, o mais aconselhável é ter um espaço em casa (por mais pequena que seja) que o faça sentir calmo." Como? Fique a par de algumas sugestões.

"Comece com o básico"

"Tudo o que precisa é de um lugar confortável para se sentar", começa por salientar Bellucci. "O meu local de meditação é uma 'chaise longue' coberta com cobertores e almofadas aconchegantes, um altar montado com plantas, velas, cristais e coisas que me lembram os entes queridos que já não estão aqui."

"Mantenha o seu espaço sagrado"

A verdade é que criar um "espaço especial" para rituais de bem-estar torna-se mais fácil em mantê-los. Isto porque "se a sua cadeira de meditação estiver sempre coberta de roupa meio limpa, não é tão provável que medite", sustenta Bellucci.

Por isso, "ser intencional sobre os hábitos que quer cultivar e criar a sua casa para os sustentar é 90% do caminho. O resto é apenas sentar e respirar."

"Construa uma rotina"

Por fim, mas não menos importante, pense na meditação como uma oportunidade para "saborear pequenos momentos." "Sento-me na minha 'chaise', acendo uma vela, e depois faço a minha meditação. Se foi um dia particularmente stressante, faço uma caneca de chá e deixo-a arrefecer à temperatura perfeita enquanto medito, depois bebo enquanto reflito", revela Bellucci.

Leia Também: Durante quanto tempo deve meditar?

Partilhe a notícia


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas