Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º
Lar Eficiência energética Como manter a casa 'quente' sem aume...

Como manter a casa 'quente' sem aumentar a fatura da eletricidade?

A chegada do tempo frio traz uma subida nos gastos com eletricidade. Conheça algumas dicas para evitar pagar uma fatura mais 'pesada'.

Como manter a casa 'quente' sem aumentar a fatura da eletricidade?
Notícias ao Minuto

14:22 - 29/11/21 por Notícias ao Minuto 

Casa Conforto térmico

A verdade é que, com o regresso do frio,  os portugueses procuram maior conforto térmico. No entanto, essa procura pode aumentar a conta da luz. Por isso, o mais aconselhável é ter em consideração alguns aspetos para conseguir manter as casas mais confortáveis ​​e eficientes, sem aumentar a fatura de eletricidade. Como? Os especialistas em sistemas de proteção térmica e solar da Saxun explicam. De acordo com os mesmos, existem algumas recomendações que deverá seguir para conseguir um melhor conforto térmico da habitação, ao mesmo tempo que mantém controlados os consumos energéticos. Ora veja.

Temperatura e conforto térmico

Segundo os especialistas, um dos fatores principais para sentir a casa como um espaço confortável é a temperatura. No inverno, a temperatura adequada em casa deve oscilar entre os 25 graus. Mas, se continuar a sentir muito frio, a culpa é de um mau isolamento térmico, pode ler-se no comunicado enviado ao Notícias ao Minuto.

Sabia que as janelas são pontos de fugas térmicas muito comuns na maioria das casas? A verdade é que é inútil tentar manter a casa climatizada se as janelas forem inadequadas, afirmam os especialistas. No entanto, existem produtos que poderão ajudar, como as persianas tradicionais, a proteger a sua casa de temperaturas extremas.

Eficiência energética

Quanto mais isolamento tiver a casa, menos precisará de recorrer a sistemas de aquecimento, o que se traduz numa redução do consumo de energia e numa poupança na fatura de eletricidade. Assim, para conseguir um bom isolamento térmico é importante considerar aspetos como o tipo de vidro ou a gaveta da persiana.

Caso opte por uma proteção interior, os estores de enrolar da gama de cortinas técnicas, são a solução mais acertada. De realçar que estas soluções irão também proporcionar um 'bom' isolamento acústico.

Luz natural

De acordo com os especialistas, a luz natural pode melhorar o dia-a-dia na habitação e estimular a concentração. Por isso, o controlo da luminosidade é um elemento fundamental para conseguir espaços confortáveis ​​e bem climatizados para a realização das tarefas diárias em casa.

Por isso, o mais aconselhável é apostar em sistemas que conseguem criar o ambiente de iluminação pretendido e que permitem o controlo total da luminosidade e da privacidade do espaço.

Leia Também: AECTDuero-Douro cria sistema que permite poupar 92% da fatura

Campo obrigatório