Meteorologia

  • 02 OUTUBRO 2022
Tempo
18º
MIN 16º MÁX 30º
Imobiliário Habitação Lisboa e Porto. Setor imobiliário "c...

Lisboa e Porto. Setor imobiliário "continua a crescer em volume e preço"

Entre julho e setembro, o preço médio por m2 aumentou cerca de 10% em Lisboa e no Porto. Já as vendas imobiliárias cresceram 21% na capital, e 17% na cidade Invicta, segundo dados hoje divulgados pelo Imovendo.

Lisboa e Porto. Setor imobiliário "continua a crescer em volume e preço"

Em comparação com o ano passado, o mercado imobiliário registou um crescimento no terceiro trimestre deste ano, revela a imobiliária virtual Imovendo, em comunicado enviado aos jornalistas. Entre julho e setembro, o preço médio por m2 aumentou cerca de 10% em Lisboa e no Porto. Já as vendas imobiliárias cresceram 21% na capital, e 17% na cidade Invicta, segundo dados hoje divulgados.

“O mercado está a crescer e continua a dar sinais de valorização, não só no volume de vendas, mas também no preço médio por m2", começa por revelar Nélio Leão, CEO da Imovendo.

De acordo com os mesmos dados, a que o Notícias ao Minuto teve acesso, mais de metade deste crescimento é referente a construção nova, com mais de 2.500 fogos vendidos nas duas cidades, entre julho e setembro. Ainda assim, nestes valores não estão refletidos o aumento dos preços dos materiais de construção e do combustível.

“A tendência para o aumento de preços vai continuar a verificar-se, fruto do aumento generalizado dos materiais de construção e dos combustíveis", dá conta o CEO. E acrescenta que, atualmente, “as pessoas utilizam as casas de uma forma mais intensa, e tomam a decisão de fazer este investimento, o que aumenta a procura.”

Quanto ao mercado de arrendamento, embora em Lisboa tenha registado um crescimento de 20%, no período em análise, o Porto registou um aumento 5% no volume de negócios. Isto poderá dever-se à “estratégia que os bancos têm adotado no que diz respeito à concessão de crédito bancário, com as taxas de juro baixas, (que) acaba por compensar o aumento do preço por metro quadrado”, tal como sustenta Nélio Leão.

Faz ainda sobressair o Imovendo, em comunicado, que o preço do metro quadrado tanto em Lisboa como no Porto teve um aumento de 10% face ao ano anterior. Deste modo, é expectável que este fato se continue a verificar, o que pode impulsionar o mercado de arrendamento, finaliza a imobiliária virtual.

Leia Também: Comprar casa? Misericórdia entre as freguesias mais caras de Lisboa


­

Campo obrigatório