Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º
Imobiliário Habitação Moradores em Seattle cedem espaço ex...

Moradores em Seattle cedem espaço exterior das suas casas aos sem-abrigo

Trata-se de um projeto que procura voluntários que queiram disponibilizar os seus quintais para instalar pequenas habitações. Cada imóvel 'open space' tem pouco mais de 11 m2, onde não há divisão entre a zona de dormir e a cozinha. Contudo, dispõe ainda de casa de banho e de uma pequena varanda.

Casas pequenas instaladas nos quintais para os sem-abrigo -

Cada habitação tem pouco mais de 11 m2. Trata-se de uma espaço 'open space', onde não há divisão entre a zona de dormir e a cozinha. Contudo, dispõe também de casa de banho e de uma pequena varanda coberta.

Notícias ao Minuto

14:50 - 15/11/21 por Notícias ao Minuto 

Casa Sem-abrigo

Em Seattle, maior cidade de Washington nos EUA, os residentes estão a ceder o espaço exterior das suas casas para os sem-abrigo. Segundo informa o Archdaily, trata-se de um projeto que procura voluntários que queiram disponibilizar os seus quintais para instalar pequenas habitações, com o objetivo de que as pessoas possam, de fato, morar em tais espaços

De acordo com  a plataforma, o 'Block Project' nasceu do arquiteto Rex Hohlbein, depois de ele mesmo ter cedido o terreno da sua casa para abrigar um artista sem-abrigo. Para Hohlbein, a comunidade precisa de se envolver caso queira resolver o problema habitacional que afeta as grandes cidades. Note que Seattle está entre as 100 cidades mais caras do mundo para comprar casa e para trabalhar, segundo divulgam os dados do relatório global da Mercer de 2021. 

Antes deste projeto, Hohlbein já tinha criado a organização sem fins lucrativos 'Facing Homelessness' em 2013. Acompanhado com a filha, também arquiteta, teve a ideia de pedir aos residentes locais que compartilhassem os seus quintais. 

Isto porque a cidade já possuía leis de zoneamento que permitiam “unidades habitacionais acessórias”, ou casas de quintal. Quando o projeto tomou forma, a própria administração municipal passou a dar suporte. Entre os proprietários, 11 já se uniram ao projeto permitindo a instalação de casas pequenas.  

“Estamos a crescer no ritmo da comunidade. Queremos ter certeza de que cada vez que alocamos um residente, tenhamos toda a capacidade que precisamos para apoiá-lo”, afirma Jennifer Tee, vice-diretora do Facing Homelessness, ao Fast Company.

Cada habitação tem pouco mais de 11 m2. Trata-se de uma espaço 'open space', onde não há divisão entre a zona de dormir e a cozinha. Contudo, dispõe ainda de casa de banho e de uma pequena varanda. Desde o ano passado, o sistema construtivo é baseado em painéis pré-moldados, de forma a ser possível levantar as paredes.

De realçar que a 'Facing Homelessness' garante a instalação de eletricidade em cada casa e ainda oferece móveis. Quanto aos objetos de primeira necessidade, como talheres, roupas de cama e materiais de higiene pessoal, estes são arrecadados juntos da comunidade de Seattle. 

Também cabe à organização intermediar a relação entre proprietários e possíveis residentes, realizar reuniões com vizinhos para enfrentar estereótipos e facilitar a mudança entre os envolvidos. Note que quando há interessados em integrar o programa cabe também à ONG avaliar os quintais para entender se o espaço atende aos requisitos de autorização da cidade

Leia Também: Espaço para sem-abrigo na ilha do Faial com capacidade para seis pessoas

Campo obrigatório