Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 24º
Lar Conselhos Higiene na cozinha? Evite estes oito...

Higiene na cozinha? Evite estes oito erros para não ficar doente

Lavar a carne antes de a cozinhar, usar várias vezes a mesma colher para provar o que está a cozinhar e não lavar os esfregões com frequência são três exemplos dos erros que deve evitar na cozinha para não ficar doente.

Higiene na cozinha? Evite estes oito erros para não ficar doente
Notícias ao Minuto

07:27 - 11/11/21 por Notícias ao Minuto 

Casa Cozinha

A verdade é que existem hábitos de higiene na cozinha que deve evitar para não ficar doente, começa por salientar a DECO Proteste. Regra geral, os alimentos que consumimos são seguros, mas bastam pequenos erros na cozinha para que haja contaminação cruzada, o que pode levar a intoxicações alimentares, por exemplo. Fique a par de oito erros que deve mesmo evitar.

Usar várias vezes a mesma colher para provar o que está a cozinhar

Todos sabemos que é essencial provar o que está a preparar para ajustar os temperos. No entanto, não deve utilizar mais do que uma vez a mesma colher. Isto porque a nossa boca alberga uma flora bacteriana que é diferente da de todas as outras pessoas, explica a defesa do consumidor. 

Ao provarmos a comida já preparada com uma colher que já foi utilizada, não haverá destruição bacteriana, uma vez que a temperatura já estará mais baixa. Por isso, o ideal é utilizar uma colher lavada sempre que necessitar de provar o que está a cozinhar. 

Lavar a carne antes de a cozinhar

Sabia que ao lavar a carne, podemos estar a espalhar a carga bacteriana que esta eventualmente possa ter? A melhor forma de destruir as bactérias presentes na carne é prepará-la a elevadas temperaturas. Isto porque os salpicos de água podem projetar as bactérias para as mãos, roupa, bancada e até para os utensílios de cozinha, tornando a cozinha no ambiente ideal para contaminar outros alimentos

Além disso, há alguns cuidados que deve ter na conservação da carne. No frigorífico, coloque a carne e o peixe, ou outros alimentos crus, nas prateleiras abaixo e guarde-os em recipientes fechados para que não haja transmissão bacteriana. Já o que não for consumir, congele. Faz ainda sobressair a DECO que deixar a carne a descongelar na bancada da cozinha é outro erro que deve evitar. 

Usar a mesma tábua de corte para alimentos crus e cozinhados

Deve usar sempre uma tábua de corte diferente para alimentos crus e para alimentos cozinhados. Caso contrário, poderá estar a passar bactérias de um alimento cru para outros que já foram cozinhados. Assim, deverá manter as tábuas de corte em bom estado de conservação. Como? Lave-as com água muito quente e detergente, depois de cada utilização.

Usar um único pano e não lavar os esfregões com frequência

Segundo a DECO, usar o mesmo pano para limpar as mãos, secar os alimentos e limpar a loiça ou as bancadas é um erro. Pois, se usar um pano para todas estas funções, estará a contaminar tudo.

Outra fonte de contaminação é o esfregão, cuja carga bacteriana é muito elevada. Por isso, depois de cada utilização, lave o esfregão, escorra-o e deixe-o a secar. Como método desinfetante, junte umas gotas de lixívia em água e coloque o esfregão de molho, pelo menos, durante cinco minutos.

Lavar os legumes com água e vinagre

Se o está a fazer por achar que assim está a matar as bactérias, não o faça. Isto porque o vinagre não destrói todas as bactérias. No entanto, poderá funcionar como repelente de lesmas ou insetos presentes nos legumes, como a alface, faz notar a DECO. 

Manter as taças dos animais na cozinha

As taças da alimentação dos animais e as caixas de areia dos gatos são uma enorme fonte de contaminação e devem ficar fora da cozinha. De acordo com a organização de saúde pública norte-americana (NSF), cita a DECO, as taças de alimentação dos animais estão entre os itens com maior concentração de germes nas nossas casas que podem causar doenças aos animais e aos donos. A única forma de mitigar esse risco é lavar as taças frequentemente e mantê-las fora da cozinha.

Colocar o telemóvel na bancada da cozinha

Os telemóveis podem albergar até dez vezes mais germes do que uma tampa de sanita, segundo um estudo da Universidade do Arizona, nos EUA. Por isso, o ideal é que não o pouse na bancada da cozinha. Mas se tiver mesmo de o fazer, limpe-o antes com um pano ou com toalhetes com 70% de álcool isopropílico.

Não limpar o frigorífico frequentemente

Se não for usado corretamente, o frigorífico pode ser uma fonte de maus cheiros e de contaminações. Assim, a cada seis meses, deverá fazer uma limpeza a fundo para evitar problemas de higiene e de conservação dos alimentos. Para isso, deverá retirar todas as prateleiras e gavetas e lavá-las com água quente e detergente da loiça. Depois, enxague e limpe com um pano.

Leia Também: Espaço Casa cria comunicade digital com conteúdos de renovação do lar

Campo obrigatório