Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 24º
Imobiliário Construção Construção. Projeto escolar que prom...

Construção. Projeto escolar que promove a economia circular vence prémio

O projeto Termy.co, apresentado pela Escola Superior Artística do Porto, venceu um prémio do Born from Knowledge (BfK) Ideas, promovido pela Agência Nacional de Inovação. Trata-se de um projeto de economia circular direcionado aos construtores e arquitetos para acompanhá-los na realização de casas saudáveis com pegada ecológica negativa.

Construção. Projeto escolar que promove a economia circular vence prémio

O Born from Knowledge (BfK) Ideas, lançado pela Agência Nacional de Inovação (ANI), voltou a premiar projetos nascidos da investigação realizada em Instituições de Ensino Superior portuguesas. E, de entre 34 projetos a concurso, uma solução com capacidade de otimizar o isolamento térmico global de um edifício foi uma das grandes vencedoras. Segundo avança a ANI, na sua página oficial, o projeto Termy.co, apresentado pela Escola Superior Artística do Porto, arrecadou um prémio na categoria 'Recursos Naturais, Ambiente, Energia e Mobilidade Sustentável'

Este projeto promove a economia circular e é dirigido a construtores e arquitetos para acompanhá-los na realização de casas saudáveis com pegada ecológica negativa.

"(Apresentámos) projetos de qualidade, os quais antes mesmo de serem candidatos passaram por uma seleção rigorosa das instituições de ensino superior. Por isso, aqui estiveram os melhores projetos nascidos no ensino superior”, revela João Borga, membro do conselho de administração da Agência Nacional de Inovação.

De acordo com o mesmo documento, já estão previstas três novas edições do concurso, no Alentejo, Norte, Centro do país, em que os participantes terão ao longo de três meses o acompanhamento de uma rede de mentores, constituída por outros empreendedores, entidades parceiras da ANI, empresas, entre outros. O objetivo é capacitá-los de forma a poderem acelerar o processo de transferência de conhecimento em produtos ou serviços para o mercado.

Termy.co tem como foco otimizar o isolamento térmico tendo por base os recursos naturais.

Na categoria de 'Recursos Naturais, Ambiente, Energia e Mobilidade Sustentável', o grande vencedor foi o projeto Termy.co, apresentado pela Escola Superior Artística do Porto. Trata-se de um projeto de economia circular direcionado aos construtores e arquitetos para acompanhá-los na realização de habitações saudáveis com pegada ecológica negativa, através de placas de isolamento térmico com base em resíduos industriais e agrícolas, inoculadas com micélio.

Faz ainda sobressair a ANI que este projeto pretende também criar uma metodologia replicável e 'open source' para uma empresa de escala reduzida e trabalhar com uma diversidade de fluxos de renda: Venda de painéis, cogumelos gastronômicos, serviços de consultoria e educação.

Leia Também: AICCOPN diz que falta mão-de-obra na construção, mas sindicato contesta

Campo obrigatório