Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 24º
Imobiliário Habitação Está a pensar ir morar sozinho? Saib...

Está a pensar ir morar sozinho? Saiba o que deve ter em consideração

Como tudo na vida, também existem vantagens e desvantagens em morar sozinho. Por isso, se quer mesmo dar este passo em frente terá de ser mais minucioso na gestão de despesas, obras e manutenção. Como? Espreite estas dicas.

Está a pensar ir morar sozinho? Saiba o que deve ter em consideração

Se está a pensar em ir morar sozinho, saiba que é uma decisão que não deve ser tomada de ânimo levo, começa por referir Alexandre Luís, consultor em imobiliário. Ter o espaço só para si, não ter de dar justificação dos horários e poder desfrutar da rotina ao seu próprio ritmo são algumas das vantagens para quem pretende viver sozinho. Contudo, também há desvantagens, como a má gestão do orçamento, a falta de planeamento e a solidão.

Por isso, se quer mesmo dar este passo em frente terá de ser mais minucioso na gestão de despesas, obras e manutenção. Como? Espreite as dicas do consultor.

Faça uma escolha informada do imóvel

O primeiro ponto a ter em consideração que figura nos destaques do consultor, evidenciado no artigo escrito para o Imovirtual, é a despesa. A renda ou a prestação do crédito à habitação será a maior despesa do bolo mensal, sustenta.

Nesse sentido, é vital escolher um imóvel à sua medida, que satisfaça as suas necessidades, tanto a nível pessoal como a nível monetário. Por isso, pense bem a possibilidade de pagar o valor solicitado por um senhorio e verifique se o imóvel que tem em mente se adapta ao seu estilo de vida, a nível de localização e características, por exemplo.

Faça um cálculo das suas despesas mensais

Com o imóvel escolhido e a burocracia tratada é agora tempo de começar a anotar as suas despesas fixas. Não se esqueça que a juntar-se a renda, também estão as faturas da água, luz e gás, bem como o valor da subscrição de um pacote de telecomunicações e internet. 

Planeie o orçamento

Depois, planeie o destino do seu orçamento mensal, consoante o seu ordenado e os encargos, explica o consultor. Para isso, existem diferentes métodos de otimização orçamental que pode usar, como por exemplo:

  • 50-30-20: 50% para gastos essenciais, 30% para momentos de lazer e desejos pessoais e 20% para prioridades financeiras (como financiamentos e investimentos);
  • 60-20-10-10: 60% para gastos essenciais, 20% para prioridades financeiras, 10% para investir e 10% para lazer e outros gastos supérfluos.

Faz notar o consultor que para fazer este cálculo necessita de considerar o valor do seu vencimento mensal e as despesas fixas, sendo que os especialistas em finanças recomendam que não exceda 50% do seu ordenado com os encargos.

Elabore uma lista de compras

A verdade é que ir ao supermercado fazer as compras da semana ou do mês sem ter consultado o que ainda tem na despensa é um erro que lhe pode custar alguns euros extra. Por isso, verifique os armários, frigorífico e congelador da sua casa para saber o que lhe faz falta, antes de se pôr a caminho de uma grande superfície.

Crie uma rotina de limpeza

Uma vez que está sozinho, a ajuda nas lides domésticas poderá não existir. Nesse sentido, o mais aconselhável é criar uma rotina de limpeza para evitar que a casa (muito) desarrumada. Basta colocar em papel aquilo que tem de fazer para se sentir 'obrigado' a cumprir com as suas tarefas.

Adote um animal de estimação

Viver sozinho é muitas vezes sinónimo de solidão, como já foi referido. No entanto, esse vazio pode ser atenuado ao adotar um animal de estimação. Existem muitos animais à espera de um lar nos canis e gatis de Portugal. Assim, estará a ganhar um companheiro para vida.

Recorda o consultor que ao ter um animal de estimação em casa deve ter conhecimento da lei portuguesa, especialmente se for viver para uma casa arrendada. Também deve adotar um certo tipo de cuidados com a casa no seu dia a dia para garantir o bem estar dos patudos.

Leia Também: Crédito habitação jovem: Saiba quando são necessários fiadores

Campo obrigatório