Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º
Imobiliário Arrendamento Estrangeiros são os que mais procura...

Estrangeiros são os que mais procuram casas para arrendar por cá. Porquê?

Porque pretendem estabelecer residência em Portugal, responde a consultora imobiliária Athena Advisers. Durante os últimos 15 meses, 70% da procura de casas para arrendar é proveniente de famílias estrangeiras que se estabelecem de modo permanente no país, maioritariamente de origem francesa.

Estrangeiros são os que mais procuram casas para arrendar por cá. Porquê?

O mercado de arrendamento de média e longa duração no segmento residencial de luxo em Lisboa tem registado um crescimento muito acentuado. De acordo com a consultora internacional Athena Advisers, o mercado tem sido mais impulsionado pela procura de famílias estrangeiras que pretendem estabelecer residência em Portugal.

Segundo os dados da consultora, a que o Notícias ao Minuto teve acesso, durante os últimos 15 meses, 70% da procura é proveniente de famílias estrangeiras que se estabelecem de modo permanente no país e 30% advém de nómadas digitais ou expatriados por motivos profissionais que se fixam no nosso país de forma temporária.

"O arrendamento surge, neste contexto, como uma excelente opção não só para os nómadas digitais mas também para as famílias que (…) querem analisar a dinâmica e o estilo de vida da cidade, bem como conhecer mais a fundo o próprio mercado antes de avançarem para a compra de uma casa", refere Marta Salgado, responsável pelo Departamento de Arrendamento na Athena Advisers Portugal citada em comunicado.

Em termos de nacionalidades, os franceses lideram a procura com 30% e logo a seguir surgem os americanos e ingleses com 20% ambos, sendo que os restantes 30% de outras origens.

as motivações e o perfil da procura em cada um destes grupos são muito díspares, sustenta a consultora imobiliária. Isto porque as famílias querem conhecer a dinâmica da cidade de Lisboa e do próprio mercado imobiliário antes de investirem na compra de uma casa, analisando as zonas com melhor oferta de boas escolas internacionais, serviços e equipamentos nas proximidades. Já os nómadas procuram uma habitação temporária numa área que lhes proporcione qualidade de vida e um bom equilíbrio entre a vida profissional e social. 

Leia Também: Quais foram as nacionalidades que mais procuraram casa em Portugal?

Campo obrigatório