Meteorologia

  • 01 DEZEMBRO 2021
Tempo
15º
MIN 6º MÁX 18º

Edição

Imobiliário Construção Comprar casa para reconstruir? "Cons...

Comprar casa para reconstruir? "Consegue fazê-lo por 12 mil euros"

Comprar um imóvel usado para renovar e vender "é uma das maneiras mais inteligentes de acautelar a reforma." E, de acordo com a consultora imobiliária ENTREPORTAS, "consegue fazê-lo a partir de 12 mil euros."

Comprar casa para reconstruir? "Consegue fazê-lo por 12 mil euros"

Investir em moradias, apartamentos ou terrenos continua a ser hoje o investimento mais interessante, seguro e com maior retorno, nas palavras da consultora imobiliária ENTREPORTAS. Essa rentabilidade é ainda maior no Norte do país, onde os preços de aquisição são muito mais competitivos. Mesmo em cidades do litoral, tradicionalmente mais caras, como Viana do Castelo, Póvoa de Varzim, Vila do Conde ou Caminha, "comprar, renovar e vender é a melhor estratégia para quem procura criar património e apostar em fontes de rendimento eficazes." E, de acordo com a mediadora, "consegue fazê-lo a partir de 12 mil euros."

Contudo, como é possível fazer um bom investimento numa altura em que o preço das casas tem estado constantemente a subir? Mais ainda, a oferta habitacional estagnou na última década, recorde-se, apresentando um aumento residual de apenas 1%, com o parque habitacional a passar de 5,88 para 5,96 milhões de casas, entre 2011 e 2021. Destes, apenas cerca de um terço tem menos de 20 anos. No entanto, note-se, a necessidade de reabilitação é ainda evidente, apesar da dinâmica dos últimos anos.

De acordo com a consultora imobiliária, "está mais do que provado que imóveis em segunda mão, casas em ruínas ou terrenos com capacidade de construção serão sempre um bom negócio." O segredo está na localização e no preço de partida, com uma vantagem: "É possível começar a pensar neste projeto a partir de 12 mil euros." A partir daí, dependerá da finalidade que definir e do tempo que quiser investir, faz notar a ENTREPORTAS.

O que fazer antes de reabilitar uma casa?

O aspeto mais importante numa casa para reabilitar é o mesmo de uma casa para habitar, a localização que determina o preço inicial e valorização futura, revela a consultora imobiliária. Por isso, deverá começar por decidir o seu raio de ação. Depois, analisar as condições em que se encontra o imóvel e, por fim, fazer contas ao que está disposto a gastar em três áreas fundamentais para a avaliação futura (arquiteto, engenheiro e empresa de construção).

Posteriormente, questione-se de quanto poderá vir a valer o imóvel? Finalmente, defina se quer colocar a casa no mercado turístico, apostar num inquilino de longo prazo, revender com uma boa margem de lucro, ou manter o imóvel para seu usufruto. "Seja qual for a sua opção, estará sempre mais rico no fim da obra do que antes", afirma a ENTREPORTAS.

Leia Também: Onde consigo comprar uma casa nova em Portugal a partir de 70 mil euros?

Campo obrigatório