Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 15º MÁX 21º
Finanças Investimentos Fundos imobiliários geriram mais 67,...

Fundos imobiliários geriram mais 67,1 milhões de euros do que em agosto

Dados da CMVM revelam que o valor sob gestão dos fundos de investimento imobiliário, dos fundos especiais de investimento imobiliário e dos fundos de gestão de património imobiliário atingiu 10.774,8 milhões de euros, em setembro. Um aumento de 0,6% face a agosto.

Fundos imobiliários geriram mais 67,1 milhões de euros do que em agosto

De acordo com os dados da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), em setembro de 2021, o valor sob gestão dos fundos de investimento imobiliário (FII), dos fundos especiais de investimento imobiliário (FEII) e dos fundos de gestão de património imobiliário (FUNGEPI) atingiu 10.774,8 milhões de euros, mais 67,1 milhões (0,6%) do que em agosto.

O montante investido nos fundos de investimento imobiliário cresceu 0,8% para 8.054,9 milhões de euros. Nos FEII, o valor cresceu 0,08% para 2.306,4 milhões de euros e nos FUNGEPI desceu 0,1% para 413,4 milhões de euros, informa a CMVM.

Ainda no mesmo período em análise, os países da União Europeia foram o destino da totalidade do investimento feito em ativos imobiliários, tendo 49% da carteira dos FII e FEII abertos sido aplicados em imóveis do setor dos serviços. Os investimentos realizados pelos FUNGEPI destinaram-se sobretudo ao setor do comércio (45,9% do total).

Por sua vez, a Square AM (11,8%), a Interfundos (11,7%), e a Caixa Gestão de Ativos (9,1%) detinham as quotas de mercado mais elevadas, saliente-se.

Destacam ainda dados da CMVM que, no mês passado, foi constituída a sociedade de investimento imobiliário "Madadna Portugal - SICAFI, S.A.", gerida pela Insula Capital. Foram ainda liquidados dois fundos especiais de investimento imobiliário, o "Oportunidade - Fundo Especial de Investimento Imobiliário Fechado", gerido pela Norfin, e o "Asas Invest - Fundo Especial de Investimento Imobiliário Fechado", gerido pela GNB Real Estate.

Leia Também: Square AM foi a maior gestora de fundos imobiliários em agosto

Campo obrigatório