Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 21º
Imobiliário Habitação Procura casa em Lisboa? Há 100 no me...

Procura casa em Lisboa? Há 100 no mercado que custam até 150 mil euros

No portal idealista, há cerca de 100 casas à venda na capital até 150 mil euros. Situadas em sete zonas diferentes, estas habitações contam com tipologias que vão desde T0 a T4 duplex. Alguns prédios não têm elevador e há casas que até dispõem de terraço.

Procura casa em Lisboa? Há 100 no mercado que custam até 150 mil euros

A verdade é que viver em Lisboa não está ao alcance de todos. Nas últimas eleições autárquicas, entre as várias problemáticas apresentadas pelos partidos, o setor habitacional foi um dos temas mais contestados nos debates entre os candidatos, uma vez que, especialmente para os jovens e famílias da classe média, os preços praticados pelo setor imobiliário tendem a ser incomportáveis.

Antes disso, Fernando Medina tinha admitido mesmo que "as classes médias que estudam e trabalham na cidade precisam de ter a oportunidade de também viver em Lisboa". Na altura, o ex-presidente da Câmara de Lisboa salvaguardou que "a resposta não acontece apenas com a iniciativa privada, mas também através do desenvolvimento de políticas públicas que incentivem o investimento."

Os preços das casas na Área Metropolitana de Lisboa continuam a aumentar e, no último ano, esta manteve-se na primeira posição na lista de regiões mais caras para comprar casa em Portugal, segundo o índice de preços do idealista. No entanto, embora seja difícil encontrar uma casa na capital a um preço razoável, não é impossível, afirma o marketplace imobiliário de Portugal.

No portal idealista, há cerca de 100 casas à venda na capital até 150 mil euros. Estes imóveis situam-se em sete zonas diferentes: Parque das Nações, Olivais, Marvila; Penha de França, Arroios, Beato; Santa Maria Maior, Santo António, São Vicente; Estrela, Campo de Ourique, Campolide, Misericórdia; Ajuda, Alcântara; zona de Benfica, São Domingos de Benfica; e Lumiar, Santa Clara.

No geral, tratam-se de bairros típicos e tradicionais, com comércio local e bem comunicadas a nível de acessos e transportes. As tipologias das habitações vão de T0 a T4 duplex. Alguns prédios não têm elevador e há casas que até dispõem de terraço.

Mas, se, por outro lado, preferir arrendar casa em Lisboa, recorde-se que os preços baixaram 5,5% no último ano. Apesar de ter sido a única região do país que registou uma descida, a Área Metropolitana de Lisboa continua a ser a zona mais cara de Portugal para arrendar casa, com um custo médio de 12,4 euros/m2, de acordo com os dados do idealista. 

Leia Também: Risco de bolha imobiliária global sobe à boleia dos preços das casas

Campo obrigatório