Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 13º MÁX 24º
Imobiliário Habitação Saiba quais são as propostas eleitor...

Saiba quais são as propostas eleitorais para a habitação nas autárquicas

Entre as várias problemáticas apresentadas pelos partidos, o setor habitacional foi um dos temas mais contestados nos debates entre os candidatos às eleições para os presidentes de câmaras. E de uma coisa estão quase todos de acordo, o arrendamento acessível pode trazer vida aos centros das grandes cidades. Fique a par das propostas dos partidos para (tentar) resolver o problema da habitação.

Saiba quais são as propostas eleitorais para a habitação nas autárquicas

É já este próximo domingo, dia 26 de setembro de 2021, que os portugueses são chamados a exercer o seu direito de voto para eleger os representantes do poder local do concelho onde residem. Entre as várias problemáticas apresentadas pelos partidos, o setor habitacional foi um dos temas mais contestados nos debates entre os candidatos às eleições para os presidentes de câmaras. E de uma coisa estão quase todos os partidos de acordo, o arrendamento acessível pode trazer vida aos centros das grandes cidades, segundo informa o idealista. Fique a par das propostas eleitorais para as autárquicas de 2021 para (tentar) resolver o problema da habitação.

PS

Uma das principais apostas do Plano de Recuperação e Resiliência assenta na reabilitação urbana e arrendamento acessível. Para o partido, esta é a solução ao paradigma da nova geração de políticas de habitação.

PSD

A proposta do partido passa por avançar para um programa de rendas apoiadas por entidades públicas e realizar construções com custos controlados. A ideia é não obrigar as pessoas a deslocarem-se para os grandes centros urbanos

BE

O Bloco de Esquerda acredita que a habitação pública é a solução para o problema, refere o marketplace imobiliário de Portugal. Por isso, propõe a reabilitação e a construção de edificados públicos com vista a criar um parque de rendas acessíveis.

PCP

Por seu lado, o Partido Comunista Português defende que o Estado deve reabilitar o parque habitacional e criar uma medida social de apoio aos inquilinos que impeça a penhora dos seus rendimentos. Um dos objetivos principais a alcançar é a revogação da lei do arrendamento.

CDS

Para solucionar o problema da habitação, o partido considera necessário baixar os impostos implícitos no mercado de arrendamento, para conseguir aumentar a oferta, diminuir os valores das rendas e incentivar os proprietários a colocar os imóveis no mercado.

PAN

Já o PAN aposta numa parceria entre a autarquia e a administração central para garantir a criação de programas habitacionais. Propõe ainda a criação de um programa que permita fixação dos jovens nas cidades e um programa de arrendamento acessível para a classe média.

CHEGA

Propõe um modelo de acesso a crédito facilitado e um programa de apoio por parte da câmara municipal destinado especialmente aos jovens, recém-licenciados, estudantes e trabalhadores que recentemente constituíram família.

INICIATIVA LIBERAL

A proposta eleitoral do partido no que respeita à habitação é simplificar os processos de licenciamento e colocar todos os imóveis do estado para arrendamento.

Leia Também: RTP, SIC e TVI com emissões especiais para autárquicas

Campo obrigatório