Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º
Lar Conselhos É assim que deve arrumar o seu frigo...

É assim que deve arrumar o seu frigorífico, segundo a DECO

Sabia que um frigorífico bem organizado permite encontrar rapidamente os alimentos e evita que a porta fique demasiado tempo aberta? Desta forma, há um menor consumo de eletricidade para atingir a temperatura ideal no seu interior, revela a defesa do consumidor.

É assim que deve arrumar o seu frigorífico, segundo a DECO

A verdade é que um frigorífico bem organizado permite encontrar rapidamente os alimentos, evitando que a porta fique demasiado tempo aberta. Desta forma, há um menor consumo de eletricidade para atingir a temperatura ideal no seu interior, salienta a DECO Proteste.

Assim, depois de acondicionar os alimentos, distribua-os pelas diferentes prateleiras, tendo em conta as zonas de frio. Por exemplo, a carne e o peixe crus exigem temperaturas mais baixas do que a fruta e os vegetais. 

Segundo a defesa do consumidor, na prateleira superior deverá colocar iogurtes, natas, queijo, compotas e maionese. Já na zona intermédia, é onde ficam o fiambre e charcutaria, conservas abertas e bolos.

Na zona por cima das gavetas, deverão estar a carne, marisco e peixe crus, sopa e pratos cozinhados. No que concerne às gavetas, deverá arranjar espaço para a fruta e legumes frescos.

Por sua vez, na porta do frigorífico, é onde deverão estar o leite, sumos, manteiga, margarina, bebidas e ovos. De realçar que estes devem ser guardados com a ponta mais fina virada para baixo e não lavados. Isto porque a água destrói a película protetora e abre a porta aos microrganismos, explica a DECO.

Por fim, no congelador, a organização dos alimentos deverá ser de forma lógica, sustenta a defesa do consumidor. Por exemplo, uma gaveta para carne e peixe, outra para legumes, e por aí adiante. Não se esqueça de identificar os alimentos e de escrever a data de congelação, de forma a consumir primeiro os mais antigos. 

Higiene e conservação dos alimentos

Para evitar problemas de higiene e de conservação dos alimentos, a cada seis meses deverá fazer uma limpeza a fundo ao frigorífico e ao congelador. Basta lavar com água quente e detergente da louça ou, para desinfetar (melhor) as superfícies, utilize vinagre ou limão. 

De forma a reduzir os maus cheiros e a prevenir contaminações microbiológicas que possam provocar infeções alimentares, opte por arrumar os alimentos nas prateleiras com caixas e sacos hermeticamente fechados. Por último, tente não encher (muito) o frigorífico, pois a circulação do ar frio ajuda a manter a boa temperatura (entre 3.º C e 5.º C).

Leia Também: Amazon pode estar a desenvolver o frigorífico do futuro

Campo obrigatório