Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º
Lar Conselhos Qual é a distância 'correta' que dev...

Qual é a distância 'correta' que deve ter entre a televisão e o sofá?

É o tamanho do espaço disponível na sua sala que determina o tamanho da televisão que pode ter. Isto porque tendo em conta ecrãs de 40, 48 e 55 polegadas, com qualidade entre 'full-hd' e 'ultra-hd', a distância ideal é de 2,3 vezes o valor da diagonal do ecrã. Ora veja.

Qual é a distância 'correta' que deve ter entre a televisão e o sofá?
Notícias ao Minuto

11:18 - 07/10/21 por Notícias ao Minuto 

Casa Televisão

A verdade é que a distância correta entre a televisão e o sofá dita o conforto com que assistimos aos nossos programas e mexe com a saúde dos nossos olhos, começa por revelar o Ekonomista. E o tamanho do espaço disponível a sua sala vai determinar o tamanho da televisão que pode ter, afirma a plataforma especialista para soluções para a casa. Isto porque tendo em conta ecrãs de 40, 48 e 55 polegadas, com qualidade entre 'full-hd' e 'ultra-hd', a distância ideal é de 2,3 vezes o valor da diagonal do ecrã, segundo um estudo da DECO, a que o Ekonomista teve acesso.

De acordo com os especialistas da defesa do consumidor, para uma televisão com 32 polegadas, o sofá deverá estar a uma distância entre os 1,5 e os 2,3 metros. Já para uma televisão com 65 polegadas, esta deverá estar afastada do sofá cerca de 3,4 a 4,2 metros. Confira a lista seguinte para saber qual é a distância correta que deve ter entre a televisão e o sofá.

Polegadas da TV  Distância a que se deve encontrar do sofá
32  1,5 a 2,3 metros
40 a 43  2 a 2,8 metros
46 a 49  2,4 a 3,2 metros
50 a 51  2,5 a 3,3, metros
55  2,8 a 3,6 metros
65 3,4 a 4,2 metros

De realçar que este estudo da Deco teve em conta a experiência de 25 pessoas, com 12 homens e 13 mulheres, onde foi perguntada a distância em que o visionamento é feito de forma mais confortável.

Ver televisão demasiado perto faz mal aos olhos?

Nos dias do hoje, ver televisão de perto não faz mal aos olhos, só por si, porque os aparelhos de televisão mais recentes já não emitem radiação e, assim, não prejudicam a visão, revela o Ekonomista.

Todavia há ainda regras a cumprir. Por exemplo, não deverá ver televisão de luz apagada. Isto porque a pupila irá se forçar mais para se adaptar a diferentes luminosidades, o que pode provocar a vista cansada.

Leia Também: Eletricidade mais cara: Quanto custa ter os eletrodomésticos em stand-by?

Campo obrigatório