Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 23º
Imobiliário Habitação Carlos Moedas ganhou Lisboa: Quais a...

Carlos Moedas ganhou Lisboa: Quais as propostas para a habitação?

Aumentar o número de apartamentos, garantir a adequação dos fogos para habitação à dimensão dos agregados que os habitam e promover o direito à propriedade pelos residentes em bairros sociais foram algumas das propostas a constar do programa do candidato da coligação 'Novos Tempos'.

Carlos Moedas ganhou Lisboa: Quais as propostas para a habitação?

Carlos Moeda ganhou a corrida à Câmara de Lisboa este domingo. O candidato da coligação 'Novos Tempos' conseguiu garantir o lugar de autarca lisboeta, tendo Fernando Medina ficado em segundo lugar. "Ganhamos contra tudo e todos", salienta o ex-comissário europeu.

Entre as várias problemáticas apresentadas pelo partido, o setor habitacional foi um dos temas mais contestados, onde aumentar o número de apartamentos, garantir a adequação dos fogos para habitação à dimensão dos agregados que os habitam e promover o direito à propriedade pelos residentes em bairros sociais foram algumas das propostas a constar do programa do candidato da coligação 'Novos Tempos'.

Contudo, a primeira medida para a habitação que figura nos destaques do programa de Carlos Moedas, disponível na sua página 'online', é aumentar a habitação para jovens, com medidas focadas no IMT e nos edifícios devolutos. “Propomos uma isenção de IMT para jovens, com menos de 35 anos, a comprar a primeira casa e a transformação dos edifícios devolutos que a Câmara Municipal de Lisboa deixou ao abandono em habitação para jovens com custos ajustados”, lê-se no programa.

Outra das propostas de Moedas para este setor focam-se também em criar residências de habitação partilhada por idosos, que sejam autónomos, disponibilizadas pela autarquia, geridas em cooperação com entidades do terceiro setor.

Quanto à situação de sem-abrigo na capital, Moedas avança com medidas focadas no  aumento do número de apartamentos deslocalizados pelas diferentes freguesias da cidade para o acolhimento das pessoas em situação de sem-abrigo e modelo 'co-housing' que se caracterizam por serem uma alternativa ao modelo de habitação tradicional.

Garantir a adequação dos fogos para habitação à dimensão dos agregados que os habitam, impedindo a sobrelotação e promovendo a rotatividade da sua ocupação, foi outra das medidas destacadas no programa do novo presidente da Câmara de Lisboa, bem como, promover o direito à propriedade pelos residentes em bairros sociais

Por último, Carlos Moedas pretende ainda prosseguir com o programa 'Housing First' oferecendo, além de habitação, acompanhamento psicossocial para a reintegração social, reservando 380 habitações nos termos e de acordo com os critérios desse programa.

Leia Também: Moedas 'conquistou' Lisboa ao PS. Os resultados das autárquicas em Lisboa

Campo obrigatório