Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 16º MÁX 25º
Lar Conselhos Eis cinco questões que deve fazer a ...

Eis cinco questões que deve fazer a si mesmo quando quiser 'destralhar'

Mas antes de começar a deitar coisas para o lixo ou para sacos de doação, deverá estabelecer algumas regras sobre como irá decidir o que guardar e o que deitar fora. Ora veja.

Eis cinco questões que deve fazer a si mesmo quando quiser 'destralhar'

A sua casa voltou a dar sinais de que está desorganizada e cheia? Então, está na hora de 'destralhar'. Mas antes de começar a deitar coisas para o lixo ou para sacos de doação, a coisa mais inteligente a fazer é estabelecer algumas regras sobre como irá decidir o que guardar e o deitar fora, segundo explica a plataforma Apartment Therapy.

Se ainda não tem um método em que confia, não desespere, pois há cinco perguntas que deverá fazer a si mesmo que poderá conseguir ajudá-lo nesta tarefa. Segundo a plataforma especialista em soluções para a casa, estas regras resolvem todo o tipo de desculpas e de "se". Não acredita? 'Destralhe' hoje mesmo uma pequena gaveta lá de casa.

Utilizei este artigo no ano passado?

Tente se lembrar da última vez que utilizou um determinado utensílio. Se não foi usado no último ano, é sinal que deverá deixá-lo ir.

Vou utilizá-lo no próximo ano?

Deixe de tentar encontrar uma solução sobre como poderá usar um determinado utensílio e passe a perguntar a si mesmo se o vai mesmo utilizar. Caso não tenha uma necessidade ou um plano concreto para o mesmo, a resposta é (novamente) deixá-lo ir.

Voltaria a comprar isto?

Segundo a Apartment Therapy, o mais importante é conseguir estar presente e atento aos seus gostos, hábitos e prioridades atuais, pois estes poderão se alterar ao longo dos anos.

Vale a pena consertar, se estiver avariado?

Utilizaria o item estragado se estivesse em boa forma? Para responder a isso, pese o custo de arranjar, contra o custo de o substituir. Depois, pergunte-se a si mesmo se será que vai mesmo arranjá-lo? E se sim, será em breve? Tenha isso em consideração.

Guardaria isto se me mudasse de casa?

Imagine que vai mudar de casa, levaria esse item consigo para a nova habitação? Em norma, somos apegados a determinados utensílios. Mas quando chega a altura de mudar de casa, a opinião poderá ser outra. Isto porque quando muda de casa, terá de pensar se determinados itens ficarão bem na nova decoração ou se vão apenas 'encher'.

Note que se respondeu "não" à maioria das cinco perguntas, é sinal que esse determinado item precisa de ser doado ou para o lixo, afirma a plataforma. 

Agora que conhece as regras, o Apartment Therapy desafia-o a utilizá-las hoje mesmo e a 'destralhar' uma gaveta na sua cozinha, um caixote debaixo da cama, ou um armário na casa de banho, por exemplo. Para isso, já sabe: Tire tudo e coloque cada item através da avaliação destas cinco perguntas. 

Leia Também: Desapego material: Comece hoje a 'destralhar' a casa com estas dicas

Campo obrigatório