Meteorologia

  • 27 FEVEREIRO 2024
Tempo
MIN 9º MÁX 14º
Imobiliário Construção Gulbenkian. Projeto do Grande Auditó...

Gulbenkian. Projeto do Grande Auditório vence prémio de reabilitação

O projeto de renovação do Grande Auditório, da autoria da arquiteta Teresa Nunes da Ponte, ganhou o Prémio de Reabilitação da Docomomo, na categoria 'Sustained Uses'.

Gulbenkian. Projeto do Grande Auditório vence prémio de reabilitação

A Gulbenkian foi distinguida pela Docomomo, uma organização não governamental cujo título completo é Comitê Internacional de Documentação e Conservação de Edifícios, Sítios e Bairros do Movimento Moderno, representada em cerca de 70 países nos cinco continentes. Segundo o jornal Construir, que avança com a notícia, o projeto de renovação do Grande Auditório, da autoria da arquiteta Teresa Nunes da Ponte, ganhou o Prémio de Reabilitação da Docomomo, na categoria 'Sustained Uses'.

"Uma atualização invisível conseguiu manter o carácter único e monumental do edifício, adaptando-o à contemporaneidade”, considerou o júri internacional da Docomomo.

Ainda que as mudanças introduzidas tivessem sido apenas para reforçar a capacidade tecnológica, acústica e de segurança da sala, para o júri da organização, o projeto de renovação e restauro do Grande Auditório da Fundação Calouste Gulbenkian é “uma renovação exemplar.” 

Todas as zonas de apoio técnico foram renovadas e passaram a dispor de novas estruturas e infraestruturas adaptadas às regras europeias em matéria de segurança, qualidade e operacionalidade.

De acordo com o jornal, este prémio visa distinguir projetos de preservação da arquitetura moderna, que se adaptaram aos padrões contemporâneos. De realçar que as intervenções premiadas incluem projetos de renovação, restauro, reutilização ou manutenção de edifícios, nos últimos 12 anos.

Leia Também: Fundação Gulbenkian lança concursos para apoio a ONG portuguesas

Campo obrigatório