Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º
Lar Eficiência energética Quer concorrer ao 'Vale Eficiência'?...

Quer concorrer ao 'Vale Eficiência'? A DECO pode ajudar

Se precisa de ajuda para concorrer ao 'Vale Eficiência', a DECO recorda que conta com um serviço que visa prestar aconselhamento personalizado aos consumidores sobre energia. Atuando especificamente nesta área, o Gabinete de Aconselhamento de Energia (GAE) dispõe de uma equipa com 35 técnicos preparados para informar e ajudar os portugueses a melhorar a eficiência energética da sua casa.

Quer concorrer ao 'Vale Eficiência'? A DECO pode ajudar

O programa 'Vale Eficiência', gerido pelo Fundo Ambiental, e com verbas do Plano de Recuperação e Resiliência, já está aberto para o registo de candidaturas dos beneficiários. Trata-se de um programa que pretende entregar 100 mil 'vales eficiência' a famílias economicamente vulneráveis até 2025, no valor de 1.300 euros cada, para que possam investir na melhoria do conforto térmico da sua habitação.

Com isso em mente, a DECO recorda que conta com um serviço que oferece aconselhamento personalizado aos consumidores sobre como melhorar o desempenho energético das suas habitações, o Gabinete de Aconselhamento de Energia (GAE).

Este serviço da DECO foi criado no âmbito do Projeto Soluções para Combater a Pobreza Energética (STEP), por sua vez financiado pelo programa Horizonte 2020 da União Europeia (UE), que tem como objetivo desenvolver soluções para ajudar os consumidores a mitigar a pobreza energética.

Atuando especificamente nesta área, o GAE dispõe de uma equipa com 35 técnicos preparados para informar e ajudar os portugueses a melhorar a eficiência energética da sua casa, a gerir os seus consumos, a compreender o funcionamento do mercado de energia, bem como a recorrer a mecanismos de apoio em situação de pobreza energética, segundo informa a defesa do consumidor.

De acordo com a DECO, o objetivo é "apoiar os consumidores em situação de pobreza energética a gerir o seu consumo de energia e a melhorar o seu padrão de vida, ajudando-os a encontrar as soluções mais adequadas, nomeadamente no que respeita a mecanismos de apoio existentes." Este serviço surgiu com o propósito de esclarecer como esta "preocupação os pode ajudar a economizar, a melhorar a sua saúde e bem-estar e a contribuir para a transição energética."

Leia Também: Candidaturas abrem hoje para o 'Vale Eficiência' no valor de 1.300 euros

Campo obrigatório