Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º
Lar Conselhos Utilizar soluções caseiras ou indust...

Utilizar soluções caseiras ou industriais para limpar os tapetes de casa?

Quando o assunto é lavar os tapetes lá de casa, opte por usar produtos de limpeza ecológicos e naturais. Isto porque, ao contrário dos industriais, não danificam os tecidos.

Utilizar soluções caseiras ou industriais para limpar os tapetes de casa?
Notícias ao Minuto

14:25 - 30/08/21 por Notícias ao Minuto 

Casa Tapetes

Antes de lavar um tapete lá de casa, pergunte a si mesmo: Utilizar soluções caseiras ou industriais? Limpar a casa é uma tarefa doméstica muito importante. Contudo, talvez nunca tenha pensado no risco que certos produtos podem representar para a sua saúde, revela a Saberviver.

Utilizar os produtos de limpeza convencionais, mesmo que apenas uma vez por semana, aumenta o risco de desenvolver doenças respiratórias, além de que é mais dispendioso e prejudica o meio ambiente. A boa notícia é que foram criadas alternativas, os produtos de limpeza ecológicos e naturais. E o mesmo serve quando o assunto é lavar os tapetes lá de casa.

Prefira as soluções caseiras para limpar os tapetes, pois ao contrário dos industriais, não danificam os tecidos, afirma o Ekonomista. Alguns ingredientes como vinagre, detergente líquido, amaciador de roupa e bicarbonato de sódio garantem resultados excelentes, sustenta.

Vinagre

De acordo com a Vivadecora, o vinagre é ótimo para higienização, uma vez que limpa e elimina os germes. Ou seja, é uma excelente opção para acabar com as manchas e o mau odor do tapete para cozinha, por exemplo.

Basta que misture um detergente neutro num balde de água morna e acrescente três chávenas de vinagre. Depois, aplique a mistura sobre a parte encardida do tecido e esfregue com cuidado. Resta-lhe limpar a mistura com um pano húmido e deixar secar.

Amaciador

Para limpar tapetes felpudos deverá usar um amaciador de roupa, salienta a revista. O resultado? Limpeza e um cheiro agradável.

Para isso, irá precisar de um detergente neutro, água e amaciador de roupa. Misture os três ingredientes numa solução que fique bem aquosa e humedeça a superfície do tapete, limpando os pelos com uma escova macia. Conclua a limpeza com um pano húmido e já está.

Bicarbonato de sódio

Sabia que grandes quantidades de sujidade e de resíduos ao longo do tempo deixa um odor impregnado no tapete? Para se livrar disso, da forma mais eficaz, só com bicarbonato de sódio, faz notar a Vivadecora.

Tudo o que precisa é de bicarbonato de sódio e de um ingrediente seco com um aroma que gosta. Depois, misture os dois ingredientes, aplique sobre todo o tapete e deixe atuar por 30 minutos. Por último, aspire. Verá que além de higienizar o tapete, ficará um odor mais agradável no ar.

Leia Também: Procure estas informações no rótulo antes de usar um produto de limpeza

Campo obrigatório