Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 24º
Lar Conselhos Procure estas informações no rótulo ...

Procure estas informações no rótulo antes de usar um produto de limpeza

Embora as informações da etiqueta possam não parecer importantes, note que ao ignorá-las pode estar a 'saltar' detalhes vitais e, como resultado, a oportunidade de limpar corretamente a sua habitação.

Procure estas informações no rótulo antes de usar um produto de limpeza
Notícias ao Minuto

10:52 - 26/08/21 por Notícias ao Minuto 

Casa Limpeza

A limpeza deve ser um processo simples. Mas, como todos sabem, nem sempre é o caso. Segundo o Apartment Therapy, quando lê o rótulo de um produto de limpeza, parece que por vezes está a tentar interpretar uma língua estrangeira. Embora as informações da etiqueta possam não parecer importantes, note que ao ignorá-las pode estar a 'saltar' detalhes vitais e, como resultado, a oportunidade de limpar corretamente a sua habitação, revela a plataforma especialista em soluções para a casa.

Mas graças ao American Cleaning Institute (ACI), decifrar o código dos produtos de limpeza deixou de ser uma tarefa difícil. Quando estiver a ler a etiqueta, deverá procurar estes quatro tipos específicos de informação.

Direções

Uma das informações mais importantes para entender são as direções do produto, começa por explicar o Apartment Therapy. De acordo com o ACI, geralmente, as instruções incluem informações como a quantidade do produto a utilizar, quais são os tipos de superfícies para utilizá-lo e quanto tempo demora o processo. Estas informações poderão ter grandes implicações, note-se, por isso deverá segui-las se quer proteger as suas superfícies da casa de danos irreversíveis, alerta Alex Varela, diretor-geral da Dallas Maids.

Avisos de precaução

"O aviso de precaução irá garantir que usa o produto como pretendido e explica-lhe as possibilidades negativas associadas", afirma Zeynep Mehmetoglu, proprietário da empresa de limpeza baseada em DC Maid Bright. 

Por exemplo, esta parte da etiqueta informa-o se o produto é corrosivo ou se a área precisa de ser bem ventilada durante a utilização. "Avisos de precaução também indicam que não deve misturar produtos de limpeza ou se o conteúdo está sob pressão", sustenta Mehmetoglu. 

Normalmente, os avisos de segurança estão em grande e em tons fortes. Saliente-se que mesmo os produtos de limpeza 'naturais' não são totalmente inofensivos, por isso é importante prestar muita atenção aos avisos de segurança.

Ingredientes

Compreender os ingredientes pode ajudá-lo a tomar decisões mais informadas sobre a casa e, no processo, incentivar práticas de segurança adequadas, faz notar a plataforma. A maioria dos produtos, dá conta Mehmetoglu, lista todos os conteúdos das soluções de limpeza. Mas, normalmente, os produtos contêm nomes científicos, que poderá não compreender. 

Talvez tenha de pesquisar um pouco para decifrar o código, salienta o empresário. Sublinhe-se que alguns produtos contêm códigos QR para que possa fazer a sua devida diligência no site do fabricante. Assim, Mehmetoglu sugere que procure a "ficha de dados de segurança do material" (MSDS, na sigla inglesa) para o produto que está a utilizar. 

Instruções de armazenamento e eliminação

Armazenar corretamente produtos de limpeza é uma parte importante para garantir a sua eficácia ao longo do tempo. As etiquetas de limpeza dos produtos geralmente incluem informações sobre como e onde armazenar o produto, juntamente com uma gama de temperaturas que é segura para o produto. 

De realçar que muitos produtos também incluem uma data de validade, uma vez que alguns ingredientes tornam-se menos potentes ou menos eficazes ao longo do tempo. Como resultado, as etiquetas também podem incluir instruções de eliminação para como livrar-se do produto. Uma informação importante, pois nem todos os produtos são seguros para deitar no lixo ou despejar pelo ralo. 

Leia Também: Sabe quando deve mudar os lençóis da cama? A ciência explica

Campo obrigatório