Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º
Lar Conselhos Sabe quando deve mudar os lençóis da...

Sabe quando deve mudar os lençóis da cama? A ciência explica

A verdade é que cada um tem a sua rotina de limpeza, até no que diz respeito à frequência com que os lençóis devem ser trocados. Mas será que o faz num espaço de tempo razoável? Ora veja.

Sabe quando deve mudar os lençóis da cama? A ciência explica
Notícias ao Minuto

14:19 - 25/08/21 por Notícias ao Minuto 

Casa Lençóis

Ao longo do tempo de uso, os lençóis podem acabar por representar um perigo para a saúde e higiene. De acordo com o Ekonomista, cada vez que entra na cama, está a deitar-se com um número considerável de ácaros, bactérias, sebo, pele morta, pelo, bolor, suor e ainda a malfada bactéria e.coli, ou seja, a bactéria fecal. Desta forma, está a causar reações alérgicas e a piorar condições como a asma ou a rinite, saliente-se.

Mas a verdade é que cada um tem a sua rotina de limpeza, até no que diz respeito à frequência com que os lençóis devem ser trocados. Contudo, será que o faz num espaço de tempo razoável? 

É fundamental que troque a sua roupa de cama com regularidade, afirma a plataforma especialista em soluções para a casa. E a ciência concorda.

Segundo o Instituto Pasteur, uma vez a cada sete dias é o período mais razoável para mudar os lençóis. No entanto, pode mudar os lençóis mais vezes, pelo menos, no verão. Uma opinião também partilhada por Philip Tierno, microbiologista da Universidade de Nova Iorque, revela o Ekonomista.

Em declarações ao Business Insider, o especialista dá conta que se os lençóis forem deixados na cama durante muito tempo, a vida microscópica que vive no seu interior pode mesmo deixar-nos doentes. Assim, mudar os lençóis uma vez por semana ajuda a travar a quantidade de fungos e bactérias invisível ao olho humano.

Ainda assim, mudar os lençóis não chega

Além de substituir os lençóis, é também vital que areje o quarto todos os dias, abrindo as janelas e deixando circular ar fresco, no mínimo durante 20 minutos, faz notar a plataforma.

Já na hora de lavar os lençóis, deverá lavá-los a 60ºC com um detergente antibacteriano, note-se. Mais ainda, deverá depois estender a roupa ao sol, antes de passá-la a ferro. Só assim conseguir eliminar o maior número de bactérias, afirma o Ekonomista.

Tome atenção de que o pijama também deve ser trocado pelo menos uma vez por semana. Quanto à almofada, deve ser lavada a altas temperaturas de três em três meses.

Leia Também: Torne a sua casa menos tóxica com estas dicas de limpeza

Campo obrigatório