Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º
Finanças Investimentos Fundos imobiliários geriram menos 16...

Fundos imobiliários geriram menos 160 milhões de euros do que em junho

Dados da CMVM revelam que os fundos de investimento imobiliário, os fundos especiais de investimento imobiliário e os fundos de gestão de património imobiliário atingiu 10.622,5 milhões de euros. Uma queda de 1,48% face a junho.

Fundos imobiliários geriram menos 160 milhões de euros do que em junho

De acordo com os dados da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), em julho de 2021, o valor sob gestão dos fundos de investimento imobiliário (FII), dos fundos especiais de investimento imobiliário (FEII) e dos fundos de gestão de património imobiliário (FUNGEPI) atingiu 10.622,5 milhões de euros, menos 159,7 milhões (1,48%) do que em junho.

O montante investido nos fundos de investimento imobiliário decresceu 1,0% para 7.903,9 milhões de euros. Nos FEII, o valor recuou 3,07% para 2.304,4 milhões de euros e nos FUNGEPI desceu 0,8% para 414,2 milhões de euros.

No período em análise, revela ainda a CMVM, os países da União Europeia foram o destino da totalidade do investimento feito em ativos imobiliários, tendo 48,3% da carteira dos FII e FEII abertos sido aplicados em imóveis do setor dos serviços. Os investimentos realizados pelos FUNGEPI destinaram-se sobretudo ao setor do comércio (46,2% do total).

A Interfundos (11,8%), a Square AM (11,8%) e a Caixa Gestão de Ativos (9,1%) detinham as quotas de mercado mais elevadas, saliente-se.

Destacam ainda dados da CMVM que, no mês passado, foram liquidados dois fundos especiais de investimento imobiliário geridos pela Interfundos, o 'Stone Capital – Fundo Especial de Investimento Imobiliário Fechado' e o 'Gestimo - Fundo Especial de Investimento Imobiliário Fechado'; e um fundo de investimento imobiliário gerido pela GNB Real Estate, o 'Imoarruda – Fundo de Investimento Imobiliário Fechado'.

Leia Também: Fundos imobiliários devem estar à frente da lei sobre a sustentabilidade?

Campo obrigatório