Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º
Lar Conselhos Ter menos plástico em casa? Mais sei...

Ter menos plástico em casa? Mais seis dicas que pode não conhecer

Desde não comer pastilhas elásticas, a utilizar fósforos, são vastas as escolhas simples e eficazes que poderá adotar ainda hoje de forma a ter menos plástico em casa. Tome nota.

Ter menos plástico em casa? Mais seis dicas que pode não conhecer
Notícias ao Minuto

10:48 - 12/08/21 por Notícias ao Minuto 

Casa Plástico

O plástico tornou-se num dos materiais mais nocivos ao meio ambiente e cada um de nós pode ter um papel importante na mudança deste cenário. Segundo o Ekonomista, ninguém precisa de fazer grandes ações, pois há muitas escolhas simples e eficazes que poderão causar um grande efeito. E isso começa por ter menos plástico em casa, sustenta a plataforma. Quer saber como? Ora veja.

Não coma pastilhas elásticas

As pastilhas elásticas possuem, entre os seus componentes, uma percentagem de plástico que pode ser tóxico para alguns consumidores. Nesse sentido, reduza o seu consumo, até já não ter vontade de mascar, sublinha o Ekonomista.

Utilize fósforos

Sabia que são precisos muitos anos para a Natureza absorver totalmente um isqueiro? Isto acontece dada a grande quantidade de plástico que possui. Por essa razão, escolha algo mais sustentável, como os fósforos.

Limpe com vinagre e água

Para a plataforma, outra maneira de ter menos plástico em casa, recai na forma como limpamos a nossa casa. Assim, opte por alterar os seus hábitos e comportamentos de limpeza. Como? Ao invés de comprar no supermercado e trazer embalagens de plástico desnecessárias, faça os seus próprios produtos de limpeza.

Para isso, basta que use uma mistura de uma parte de vinagre para três partes de água e use como produto de limpeza geral, refere o Ekonomista.

Substitua o desodorizante por bicarbonato de sódio

Note que usar bicarbonato de sódio misturado com algumas gotas de óleo de tea tree nas axilas secas poderá ser um dos melhores truques para não usar tanto plástico em casa.

Isto porque além de evitar embalagens de plástico, está a usar produtos naturais e sem químicos, nas palavras da plataforma.

Repense a sua árvore de Natal

Opte por uma árvore natural, cultivada de maneira sustentável, pois a maioria das árvores artificiais é feita de PVC altamente tóxico. Melhor ainda, faça a sua própria árvore de Natal. De acordo com o Ekonomista, poderá utilizar papel, madeira, vidro, caixas ou fotografias. 

Lave as roupas com sabão em pó caseiro

Uma das formas de ter menos plástico em casa passa também por tratar as manchas de roupa com uma pasta de bórax e água ou com barras de sabão.

Leia Também: Este saco de lavar a roupa evita o envio de microplásticos para o oceano

Campo obrigatório