Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 21º
Lar Conselhos Máquina de secar a dar problemas? Nã...

Máquina de secar a dar problemas? Não chame já o técnico

Quando a máquina de secar deixa de funcionar corretamente, há um conjunto de verificações que pode fazer antes de chamar a assistência técnica. Pode até poupar dinheiro. Saiba como com os conselhos da DECO PROTESTE.

Máquina de secar a dar problemas? Não chame já o técnico
Notícias ao Minuto

09:06 - 29/07/21 por Notícias ao Minuto 

Casa Máquina de secar

Alguns problemas das máquinas de secar podem ser resolvidos com simples verificações, sem chamar um técnico. De acordo com a DECO PROTESTE, deverá sempre consultar o manual de instruções da sua máquina, dadas as especificidades e diferentes características de cada modelo,  no que concerne à generalidade das máquinas de secar de condensação.

Mas se descobrir que o problema é mais complicado do que pensava, deverá então chamar a assistência técnica da marca (sempre que o equipamento esteja no período de garantia), segundo a defesa do consumidor.

Há problemas com a máquina de secar que pode resolver sem chamar um técnico

Antes de chamar a assistência técnica, faça estas verificações. O problema pode ser mais simples do que imagina e poupa tempo e dinheiro, informa a DECO.

A máquina de secar não liga?

Comece por verificar se a ficha está bem inserida na tomada ou se há falta de corrente elétrica. Veja também se a porta da máquina está mal fechada que impede o seu arranque. Depois, verifique se a função de início retardado foi programada ou se os botões de pausa ou de bloqueio para crianças foram ativados.

Confirme ainda se o recipiente de água de condensação precisa de ser esvaziado. Algumas máquinas de secar acendem uma luz de aviso quando este depósito está cheio, faz notar a defesa do consumidor.

Não está a secar bem?

Se a máquina não está a secar bem, comece por verificar se o programa selecionado é o ideal para o tipo de carga de roupa que pretende secar, sugere a DECO.

Note que o filtro pode precisar de ser limpo. E se o filtro tiver muito cotão ou fios, a máquina pode começar a perder eficiência. Poderá estar a colocar uma carga superior à capacidade máxima da máquina. Outra das explicações possíveis é a roupa estar excessivamente molhada (pouco centrifugada).

A porta não fecha?

Se a porta não fecha, poderá estar a colocar carga em excesso na máquina. Outra razão poderá ser porque o filtro pode não estar colocado na posição correta. Regra geral, os filtros das máquinas de secar estão localizados na porta, sublinhe-se.

O programa de secagem foi muito longo?

Se o filtro precisar de ser limpo, o programa de secagem pode demorar um pouco mais. Assim, faça a limpeza do filtro regularmente (consulte o manual de instruções da sua máquina).

De acordo com a DECO, a máquina poderá ter uma carga superior à sua capacidade máxima. Nesse sentido, verifique se a entrada de ar está obstruída. Deverá arejar a divisão onde está a máquina, abrindo portas e janelas, pois a divisão onde a máquina está a funcionar pode ser pouco arejada.

A roupa fica com muitos vincos depois da secagem?

Aqui a DECO destaca para o facto de que o programa que selecionou pode não ser o correto para o tipo de carga de roupa a secar ou a carga que colocou pode ser superior à capacidade máxima da máquina.

Se deixar a roupa no tambor muito tempo depois de terminar o programa de secagem esta pode ficar muito vincada, sustenta a defesa do consumidor.

A máquina está a verter água?

Basta que verifique se os pés estão desalinhados ou se o equipamento está inclinado, informa a DECO. O tubo de drenagem também pode não estar corretamente ligado à entrada do esgoto.

Outro motivo para que a máquina esteja a verter água poderá ser por causa de as roupas ou fibras acumuladas poderem estar a bloquear o completo fecho da porta.

A roupa encolhe?

Deve seguir sempre as instruções que constam das etiquetas do vestuário relativas aos cuidados com a secagem de roupa nas máquinas de secar, começa por explicar a DECO. Se não o fizer, corre o risco de a roupa encolher.

A máquina está a fazer ruído?

Verifique se há objetos (por exemplo, moedas ou botões) no tambor da máquina ou presos no filtro. Sublinhe-se que a máquina também poderá estar inclinada. Por isso, verifique se os pés estão corretamente alinhados.

A roupa sai com cotão?

Se o filtro da máquina precisar de ser limpo, a roupa pode sair com cotão agarrado. Basta que verifique os bolsos e as dobras da roupa e, antes de a colocar na máquina de secar, retire o cotão que possa estar acumulado.

Faz ainda notar a DECO de que alguns tecidos produzem cotão, por isso, devem ser secos na máquina separadamente de tecidos onde tendencialmente o cotão se agarra mais facilmente.

Leia Também: Será que a máquina de lavar e secar 2 em 1 compensa?

Campo obrigatório