Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 25º
Lar Conselhos Será que a máquina de lavar e secar ...

Será que a máquina de lavar e secar 2 em 1 compensa?

Dois eletrodomésticos num só e uma dupla funcionalidade que atrai, também, pelo facto de ocupar menos espaço. Mas será que vale a pena? Saiba tudo.

Será que a máquina de lavar e secar 2 em 1 compensa?

Na hora de comprar os eletrodomésticos ou quando a máquina de lavar, ou a de secar, avaria, coloca-se, muitas vezes a questão se não será mais rentável optar por uma máquina dois em um. De acordo com o Ekonomista, a diferença de preços e a ideia de que este aparelho seja mais passível de avariar que as outras leva muitas pessoas a hesitar. Dois eletrodomésticos num só e uma dupla funcionalidade que atrai, também, pelo facto de ocupar menos espaço. Mas será que vale a pena?

Eis as vantagens, de acordo com o Ekonomista

Poupança de espaço

Esta é uma das principais vantagens de um equipamento deste tipo, nomeadamente para um apartamento pequeno, onde talvez teria que prescindir da máquina de secar por falta de espaço para a colocar.

Performance

O desempenho, quer na lavagem, quer na secagem, é comparável ao conseguido com as duas máquinas em separado, revela a plataforma.

Funções separadas

A máquina de lavar e secar pode ser usada apenas para lavar ou para secar, sem necessidade de cumprir as duas funções no mesmo ciclo.

Poupança de tempo

Com a máquina de lavar e secar dois em um, não necessita de retirar a roupa da máquina de lavar para a colocar na máquina de secar e, seguramente, não necessita de colocar a roupa no estendal, faz notar o Ekonomista.

Poupança de dinheiro

Numa procura pelas lojas de eletrodomésticos, o Ekonomista conclui que o modelo mais económico de uma máquina de lavar e secar dois em fica mais barato que uma máquina de lavar e uma de secar compradas em separado.

Consumo de energia

Pode dizer-se que fica ela por ela, começa por revelar o Ekonomista. Isto porque quando comparamos o funcionamento de uma máquina dois em um, com o de duas máquinas em separado, por norma, são também aqueles que permitem maior poupança de energia.

Vertente sustentável

Esta é realmente a opção mais amiga do ambiente. Independentemente de os consumos de energia poderem ser semelhantes aos de duas máquinas em separado, é preciso pensar também na produção e, no caso de uma máquina única, a pegada ecológica é, obviamente, menor, de acordo com o Ekonomista.

Instalação

As máquinas de secar roupa precisam de um tubo de exaustão e de um reservatório para a água. No caso das máquinas 2 em 1, essas peças não são necessárias, já que a água é evacuada diretamente para o esgoto, como acontece nas máquinas de lavar.

E as desvantagens?

Capacidade

Se a máquina tem capacidade para lavar seis quilos de roupa, só pode secar três. E na secagem, a necessidade de mais espaço entre as peças é maio. Isto implica que, após a lavagem, seja retirada parte da roupa para depois se fazer dois ciclos de secagem.

Dificuldade em grandes quantidades de roupa

Como é necessário aguardar que a máquina termine ambos os ciclos (lavagem e secagem), vai demorar mais tempo se necessitar de fazer várias cargas de roupa.

Avarias

Segundo o Ekonomista, estes eram os eletrodomésticos de lavandaria menos confiáveis e mais propensos a avarias. No entanto, a fiabilidade destes equipamentos tem melhorado muito nos últimos anos.

De realçar que ao comprar uma máquina de lavar e secar deverá estar atento, também ao nível de eficiência energética exibido na etiqueta, um conselho que é válido para a de qualquer tipo de eletrodoméstico, mas mais ainda neste caso, já que, a seguir ao frigorífico, a máquina de secar é o equipamento que consome mais energia, faz ainda notar o Ekonomista.

Leia Também: Eletricidade mais cara hoje. Quanto lhe custará usar os eletrodomésticos?

Campo obrigatório